Mundo

Marcelo não reconhece independência da Catalunha e defende unidade de Espanha

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comunicou este sábado ao Rei de Espanha, Felipe IV, que Portugal não reconhece a declaração unilateral de independência da Catalunha e que defende o respeito pela unidade de Espanha.

Em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Marcelo não quis antecipar possíveis efeitos que a situação espanhola possa surtir em Portugal, confessando que, para já, “não há nada a dizer sobre isso”.

O Chefe de Estado admitiu, quando questionado por uma cidadã Espanhola, que poderiam haver problemas, mas que tinha acabado “de falar com o rei, há meia hora”.

“A posição é muito clara: um problema interno da Espanha, a resolver no quadro da Constituição espanhola, no respeito da unidade do Estado espanhol”, comentou Marcelo, referente à posição de Portugal perante os acontecimentos recentes no país vizinho.

A terminar, o Presidente da República conclui que “isso significa que não há possível reconhecimento de qualquer alegada declaração unilateral de independência da Catalunha”.

Em destaque

Subir