Motociclismo

Marc Marquez vence na Catalunha e Miguel Oliveira é 12º

Marc Marquez celebrou aquela que foi, talvez, a sua vitória mais fácil no MotoGP 2019, ao impor-se hoje no Grande Prémio da Catalunha, onde Miguel Oliveira obteve o seu melhor resultado na categoria maior do motociclismo, ao ser 12º.

A prova ficou marcada pelo acidente ocorrido pouco depois do seu começo, quando Jorge Lorenzo perdeu o controlo da sua Honda e ‘ceifou’ as motos de Andrea Dovizioso, Maverick Viñales e Valentino Rossi.

De uma assentada Marquez perdia os seus principais adversários, já que depressa se percebeu que Fabio Quartararo, autor da ‘pole position’, não tinha andamento para o Campeão do Mundo, que se isolou na frente e não mais foi incomodado na liderança.

Já para a segunda posição a luta foi intensa, sobretudo entre Danilo Petrucci e Alex Rins, tendo Quartararo como ‘espetador’ atento. O italiano da Ducati e o espanhol da Suzuki tocaram-se uma vez, antes de Rins voltar a repetir a façanha e seguir em frente numa escapatória.

Alex Rins ‘despediu-se’ assim da luta pelo pódio, que passou a ficar apenas ao alcance de Petrucci e Quartararo. O francês da Petronas Yamaha não tardaria a desferir o seu ataque, passar o italiano da Ducati e ir-se ‘embora’, dada a proximidade de Jack Miller atrás de si.

Como Danilo Petrucci se passou a preocupar muito com o australiano da Pramac, Fabio Quartararo acabou ter um último terço de corrida ‘descansado’, alcançando um merecido segundo lugar, com o transalpino da Ducati a terminar no último lugar do pódio.

Depois da ‘razia’ da primeira volta, e das quedas de Francesco Bagnaia e Cal Crutchlow, Miguel Oliveira capitalizou um excelente arranque e o ganho de algumas posições para conseguir um excelente 12º lugar, duas posições atrás de Johan Zarco e quatro atrás de Pol Espargaro, os dois pilotos oficiais da KTM.

Classificação final
1º Marc Marquez (Honda) 40m31,175s
2º Fabio Quartararo (Yamaha) + 2,660s
3º Danilo Petrucci (Ducati) + 4,437s
4º Alex Rins (Suzuki) + 6,602s
5º Jack Miller (Ducati) + 6,870s
6º Joan Mir (Suzuki) + 7,040s
7º Pol Espargaro (KTM) + 16,144s
8º Takaaki Nakagami (Honda) + 17,969s
9º Tito Rabat (Ducati) + 22,661s
10º Johann Zarco (KTM) + 26,228s
11º Andrea Iannone (Aprolia) + 32,036s
12º Miguel Oliveira (KTM) + 44,666s

Em destaque

Subir