Nelson Mandela está a recuperar bem da infeção no pulmão e tem deixado os médicos “satisfeitos com os progressos” demonstrados. A informação foi dada por Jacob Zuma, Presidente da África do Sul, sem mais detalhes por respeito “à vida privada” de Mandela.
Internado desde o dia 8 devido ao ressurgimento de uma infeção no pulmão, Nelson Mandela, ex-Presidente da África do Sul, recebeu as visitas de familiares e amigos no dia de Natal. Um deles foi o atual chefe de Estado, Jacob Zuma, a quem coube revelar as melhorias demonstradas por ‘Madiba’.
“Ele estava animado. Estava feliz por receber visitas e parece muito melhor. Os médicos estão satisfeitos com os progressos demonstrados, adiantou Jacob Zuma, referindo não poder dar mais detalhes por respeito “à vida privada” do ex-Presidente. Sabe-se que, debelada a infeção pulmonar, Mandela teve de ser novamente operado para a retirada de cálculos biliares.
Em Qunu, a aldeia onde nasceu em 1918, espera-se que o histórico líder da África do Sul regresse “a casa”, como revelou o neto Mandla Mandela, entrevistado por um canal de televisão: “estamos muito tristes com a ausência e não tínhamos previsto que durasse tanto tempo”.
Com 94 anos, o Nobel da Paz de 1993 já tinha sofrido uma infeção pulmonar em janeiro do ano passado. Os especialistas consideram que a doença estará relacionada a tuberculose que contraiu em Robben Island, a prisão onde viveu 18 dos 27 anos em que esteve preso na sequência da luta contra o regime do ‘apartheid’.