Mundo

Mali: Polícia revela ter descoberto 21 corpos numa fossa

mali fossa 210mali fossa bigUma fossa contendo 21 corpos foi descoberta em Diaguo, nas proximidades da capital do Mali. A polícia acredita que na vala comum estão os cadáveres dos “boinas vermelhas” que morreram em abril de 2012, durante uma tentativa de contra-golpe de Estado.

As autoridades do Mali descobriram hoje uma vala comum, nas proximidades da capital Bamaco, com 21 cadáveres. Os corpos estavam numa fossa em Diaguo, revelou uma fonte policial citada sem identificação pela agência Efe.

A polícia suspeita que os 21 corpos pertencem a “boina vermelhas” mortos durante uma tentativa de contra-golpe de Estado, na sequência de eventos que ocorreram em abril de 2012. Os militares estariam a escoltar o então Presidente deposto, Amadou Toumani Touré.

A tese de serem “boinas reforçadas” é reforçada pelo facto da fossa se encontrar a cerca de cinco quilómetros de Kati, onde o então general rebelde Amadou Haye Sanogo instalara um centro de comando. Há uma semana, Sanogo foi detido para ser julgado pela morte de “boinas vermelhos” durante os conflitos de 2012.

O Mali viveu uma guerra civil durante cerca de dois meses. A 22 de março de 2012, Sanogo liderou uma fação de militares e polícias num golpe de Estado. No mês seguinte, os “boinas vermelhas”, unidade militar fiel ao chefe de Estado deposto, retaliaram e foi na sequência desses confrontos que vários homens morreram.

Yaya Karembe, o juiz encarregado do julgamento de Amadou Haye Sanogo pelos crimes de homicídio, deslocou-se ao local da vala comum para assistir às operações de resgate dos corpos. Segundo a mesma fonte policial, a localização da vala comum foi fornecida por militares afetos às forças de Sanogo, em interrogatório.

Em destaque

Subir