Mundo

Mais de 147 milhões de brasileiros vão escolher o novo Presidente do país em outubro

Pouco mais de 147 milhões de eleitores brasileiros estão aptos para votar em outubro nas eleições gerais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A primeira volta está agendada para dia 7 de outubro e a segunda para 28. O voto é obrigatório no Brasil para pessoas com idade entre 18 anos e 70 anos.

Para o cargo de Presidente, é necessária uma maioria absoluta, obrigando a uma segunda volta se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50 por cento da primeira votação.

Em 2018, são 13 os candidatos na corrida presidencial: Alvaro Dias, do partido Podemos; Cabo Daciolo, do Patriota; Ciro Gomes do Partido Democrático Trabalhista (PDT); Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT); Geraldo Alckmin do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); Guilherme Boulos do Partido Socialismo e Liberdade (Psol); Henrique Meirelles, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB); Jair Bolsonaro do Partido Social Liberal (PSL); João Amoêdo, do Novo; João Goulart Filho, do Partido Pátria Livre (PPL); José Maria Eymael, da Democracia Cristã (DC); Marina Silva, da Rede Sustentabilidade e Vera Lúcia, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

As últimas sondagens indicam que esta eleição será a mais disputada deste 1989, quando, depois de uma transição que sucedeu uma ditadura de 21 anos, a população voltou a escolher o Presidente através do voto direto.

Uma sondagem do instituto de pesquisa Ibope, lançada no último dia 12, mostrou Jair Bolsonaro à frente com cerca de 26 por cento das intenções de voto, seguido por quatro concorrentes empatados na margem de erro, respetivamente, Ciro Gomes (11 por cento), Marina Silva (9 por cento), Geraldo Alckmin (9 por cento) e Fernando Haddad (8 por cento).

Em destaque

Subir