Mundo

Este é o maior diamante achado ao longo de mais de um século

Com 1.111 quilates, o diamante que foi agora desenterrado no Botswana é o maior a ser achado em mais de 100 anos. Com um tamanho semelhante ao de uma bola de ténis, a pedra fez disparar a cotação da Lucara Diamond, que explora a mina de Karowe.

Com dimensões de 65 por 56 por 40 milímetros, este diamante é o maior a ser descoberto num período superior a um século, como referiu a agência Bloomberg.

Porém, uma análise mais longa no tempo mostra que a pedra do Botswana é mesmo a segunda maior de sempre. Só é superado pelo Cullinan, um diamante de 3.106 quilates descoberto em 1905 e que faz parte da coleção da coroa britânica.

“É quase impossível estimar o valor de uma pedra tão extraordinária, dado que a avaliação depende da cor, claridade e caraterísticas como o corte e o polimento”, comentou um analista da BMO Capital Markets, Edward Sterck, citado pela Bloomberg.

O diamante do Botswana, com 1.111 quilates, é do  tipo IIa e foi retirado da mina de Karowe, que é explorado pela empresa canadiana Lucara.

Karowe é uma das mais famosas minas de diamantes do mundo e compete pelo primeiro lugar com a mina de Letseng, no Lesoto e que é explorada pela Gem Diamonds.

Foi em Letseng que a Gem Diamonds encontrou aquelo que agora desceu para terceiro maior diamante de sempre, uma pedra com 603 quilates.

A descoberta levou a Lucara Diamond a valorizar 34,78 por cento em bolsa.

https://www.youtube.com/watch?v=uwqcpG0CFzM

Em destaque

Subir