Nas Notícias

Madeira: Jardim vence eleições por margem mínima e apela à união

alberto joao jardim1Por apenas 142 votos, Alberto João Jardim venceu das eleições no PSD-Madeira, nesta sexta-feira, e foi reconduzido na liderança social-democrata, superando com dificuldade a primeira disputa interna no partido. Jardim derrotou Miguel Albuquerque, que acusara de “traição”, mas apela agora à união do PSD-Madeira, em nome das eleições autárquicas do próximo ano.

A lista de Alberto João Jardim conseguiu 1786 votos, ao que corresponde 51,7 por cento, enquanto o candidato opositor, Miguel Albuquerque, se ficou pelos 1644 votos (47,6 por cento). Votaram 3473 militantes, de um universo total de 3859, sendo que se contaram 24 votos em branco e 19 nulos.

Alberto João Jardim foi assim reconduzido na primeira disputa no PSD-Madeira, partido que ao longo de 36 anos sempre apoiou o também líder do Governo Regional da Madeira. Jardim perdeu unanimidade no interior do partido e por isso sentiu necessidade de fazer um apelo à união.

“Hoje [ontem], acabou a lista A ou a lista B. Temos eleições autárquicas em 2013 e temos de adotar o lema um por todos, todos por um”, afirmou o reeleito líder do PSD-Madeira, que derrotou, precisamente, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque.

Apesar desta tentativa de união, a campanha do PSD-Madeira fica marcada por cisões. Alberto João Jardim, diz-se vítima de uma “golpada urdida no interior” do partido. “Convoquei um congresso para tentar capá-la à nascença”, disse Jardim à Lusa.

“O PSD-Madeira iria fazer um congresso, no qual iria escolher o novo líder do partido, posterior candidato do partido às eleições regionais de outubro de 2015. Antes que isso acontecesse, desencadeou-se esta golpada no sentido de rebentar o PSD-Madeira por dentro”, acrescentou. leia mais

Em maio, recorde-sem Miguel Albuquerque anunciou a intenção de concorrer à liderança do PSD-Madeira, rejeitando as críticas de traição de quem o apontava como o sucessor natural de Jardim. “Nunca apoiei incondicionalmente ninguém”, frisou o edil do Funchal, garantindo que é preciso terminar com “surto de prepotência e pensamento único” que Jardim, como “dono” do partido, impôs aos sociais-democratas do arquipélago. leia mais

Após esta vitória, Jardim agradeceu aos militantes que reiteraram o apoio, desvalorizando a margem mínima, numa vitória escassa, que o líder do PSD-Madeira e do Governo Regional não está habituado. Longe vão os tempos das grandes maiorias, mas Jardim ressalva que “uma vitória é sempre uma vitória”, mesmo que magra.

A 24 e 25 de novembro, os sociais-democratas, já com Jardim com confiança renovada, vão reunir-se em congresso regional.

Em destaque

Subir