Nas Notícias

Merkel vê Portugal de negro, de luto contra as políticas recessivas que a chanceler apoia

angela merkelAngela Merkel, chanceler alemã, vai ver um Portugal de negro, no dia 12 de novembro, data agendada para a sua visita a solo luso. O movimento ‘Que se Lixe a Troika’ realizará uma manifestação, em Lisboa, sendo que os promotores da manifestação convidam os cidadãos a usar faixas negras, numa manifestação de luto contra a governante alemã.

Merkel vai ser recebida com o formalismo de uma visita de Estado, mas com as ruas vestidas de negro, a protestar contra a presença da chanceler alemã em Portugal, no próximo dia 12 de novembro. O movimento ‘Que se Lixe a Troika’ agendou um protesto, cuja concentração está marcada para o Largo do Calvário, às 16h00. Os manifestantes partirão em direção aos jardins do Palácio de Belém, onde Angela Merkel será recebida pelo Presidente da República.

Segundo um comunicado dos promotores desta manifestação contra Merkel, a presença da chanceler em Portugal “deve merecer o repúdio” da sociedade, sobretudo das pessoas mais afetadas pela crise que o país enfrenta.

“Nas vésperas de uma greve geral internacional contra a austeridade e os governos, diremos nas ruas à sua passagem: ‘Que se Lixe a Troika, a Merkel Não Manda Aqui’”, indica a nota divulgada por aquele movimento.

Os promotores da manifestação apelam aos cidadãos que adiram à ação de protesto contra a presença de Angela Merkel e que usem braçadeiras negras, nesse dia, em qualquer local que se encontrem, nas ruas, no trabalho ou em zonas públicas. Também apelam à colocação de bandeiras de negras nos carros e casas, num sinal de luto contra as políticas da troika, que Merkel apoia.

Para o movimento ‘Que se Lixe a Troika’, Angela Merkel é o rosto da austeridade na Europa, num ataque aos cidadãos e na defesa do “poder político não sufragado”.

“Merkel é uma das figuras de proa da ideologia que nos impõe a pobreza, o desemprego, a precariedade e a destruição do estado social”, realça o mesmo comunicado, que aponta a “troika e os governos troikistas como armas” contra os cidadãos.

A chanceler vai ouvir “fora daqui”, promete o movimento. Angela Merkel tem previsto um encontro com o primeiro-ministro Passos Coelho. Também na agenda desta visita a Portugal consta uma visita à Autoeuropa, em Palmela. A chanceler participa ainda num fórum marcado para o Centro Cultural de Belém, segundo adianta a Lusa. Cavaco Silva também receber Merkel.

Em destaque

Subir