Tecnologia

Apple obrigada a mudar texto de desculpa à Samsung após ter ironizado no site oficial

apple 3Empresa norte-americana havia sido obrigada por um tribunal britânico a esclarecer no site oficial que Samsung não violou patentes do iPad. Acabou por ironizar, e é agora novamente repreendida pela justiça.

A guerra das patentes entre Apple e Samsung continua. O frente a frente entre as duas empresas dura já há vários anos, e pelo que se vê, provavelmente já não estaremos cá para ver o fim deste ‘filme’.

Comecemos pelo início da história.

A Apple havia avançado com um processo contra a Samsung. A acusação referia que a sul-coreana violava patentes de design do iPad, na sua linha Galaxy. Contudo, neste caso, a norte-americana acabaria por perder a ‘batalha’.

Em julho, um tribunal britânico decidiu que não havia razão para castigar a Samsung, visto que, e segundo as palavras do próprio juiz, o Galaxynão é tão fixe” quanto o iPad. Mas tudo estava ainda no início.

Além de não levar avante a acusação da Apple, o mesmo juiz determinou ainda que a marca da maçã teria de esclarecer os consumidores, publicando uma nota no seu site oficial onde diria que a Samsung não violou realmente qualquer patente do iPad.

Na altura em que foi conhecida a decisão, já os responsáveis da Apple contestavam: “Ninguém gosta de falar da concorrência no seu site”, afirmou um dos responsáveis da empresa liderada por Tim Cook.

Os dias passaram e aguardava-se então o comunicado da Apple, mas este acabaria por ser tudo menos esclarecedor. Talvez a palavra certa seja mesmo ‘provocador’.

Esta semana, a nota foi publicada, mas em vez de ‘dar o braço a torcer’, a norte-americana preferiu alimentar ainda mais a guerra, dando relevo às palavras do juiz britânico, do facto do Galaxy “não ser tão fixe”, acrescentando ainda que, noutros processos, a Samsung já tinha sido considerada culpada, nomeadamente na Alemanha e nos Estados Unidos.

O tribunal do Reino Unido não gostou, e obrigou agora a Apple a reformular o comunicado oficial, afirmando que o que fora tornado público violava a ordem dos tribunais. A marca da maçã tem agora dois dias para publicar novo texto, onde terá expressamente de referir que a Samsung não violou qualquer patente do iPad.

Aguardam-se agora ‘cenas dos próximos capítulos’.

Em destaque

Subir