Nas Notícias

Madeira: Jardim quer Albuquerque expulso do PSD, rival fala em “expediente cobarde”

alberto joao jardimalb j jardim bigO presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, quer expulsar do partido o rival que derrotou nas últimas eleições. Jardim apresentou uma queixa baseadas nos artigos de opinião escritos por Albuquerque, que considera “inaceitável” este “expediente cobarde”.

A luta pelo poder dentro do PSD/Madeira continua. Alberto João Jardim, que nas anteriores eleições para a liderança derrotou Miguel Albuquerque por uma diferença de 142 votos, terá apresentado uma queixa para expulsar o rival do partido. Em causa, segundo o Diário de Notícias madeirense, estarão os artigos de opinião que o ex-presidente da Câmara do Funchal tem vindo a assinar.

“Reafirmo tudo o que escrevi e disse relativamente ao atual líder do PSD/M”, frisou Miguel Albuquerque, em comunicado, denunciando “mais um expediente cobarde utilizado pelo atual líder para fazer batota nas próximas eleições internas, como aliás, já aconteceu nas anteriores, em seu benefício”.

Na nota, o candidato derrotado em novembro de 2012 considera que “o fetiche bolchevique de punir o direito de opinião e a situação de perseguição pessoal e política que hoje se vive dentro do PSD/M não é aceitável num partido e num regime democrático”. O PSD, na região, vive “uma caça às bruxas”, alegou Miguel Alburquerque, lembrando ter “por dever estatutário, enquanto militante, apontar os erros e as falhas políticas – que são muitas – da atual liderança”.

Esses “erros e falhas”, continuou, foram demonstrados “nos péssimos resultados das últimas eleições autárquicas”, assim como nas “críticas ao sectarismo e as ofensas habituais desse mesmo líder nas páginas do Jornal da Madeira relativamente aqueles militantes que não o apoiaram nas últimas internas”.

“O tempo primitivo da adoração de estátuas já não existe. A mim, esta liderança, com os seus tiques e expedientes persecutórios, não me intimida”, escreveu o ex-autarca do Funchal.

José Prada, presidente do Conselho de Jurisdição do PSD-Madeira, recusou precisar se Alberto João Jardim terá mesmo apresentado queixa. “O presidente do Conselho de Jurisdição, como é seu hábito, não fala em público de situações internas do partido”, defendeu-se, quando contactado pela Lusa.

O atual presidente do PSD/Madeira tem garantido que não voltará a recandidatar-se, enquanto Miguel Albuquerque, o principal rival interno, tem assegurado que voltará a entrar na corrida. Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Sérgio Marques, ex-eurodeputado, e Miguel Sousa, deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, já revelaram que estão disponíveis para avançar.

Em destaque

Subir