Mundo

Seneb Kay: Túmulo do faraó desconhecido revelado por arqueólogos dos EUA

farao desconhecido 210farao desconhecidoO Egito desconhecia o nome do faraó que governou há cerca de 3700 anos. Dentro do túmulo, agora descoberto por arqueólogos norte-americanos, havia pergaminhos reais com o nome: Seneb Kay. Pouco mais restou, pois o túmulo terá sido pilhado há milhares de anos.

A descoberta de um túmulo no local arqueológico de Abydos, na província de Sohag, permitiu conhecer o nome do faraó que governou o Egito há cerca de 3700 anos: Seneb Kay. De acordo com o ministro das Antiguidades, Mohamed Ibrahim, no interior do sarcófago, revelado por uma equipa de arquélogos da Universidade da Pensilvânia (EUA), havia pergaminhos reais com o nome do faraó.

Ali el-Asfar, que dentro do Ministério das Antiguidades lidera o departamento das Antiguidades Faraónicas, acrescentou à agência AFP que dentro do túmulo, encontrado pelos arqueólogos norte-americanos em Abydos, havia vários pergaminhos reais e que o nome completo do faraó Seneb Kay constava também numa parede.

O responsável salientou ainda uma descoberta inédita: o teto do túmulo do faraó Seneb Kay foi construído em madeira. Já o esqueleto, de acordo com um comunicado emitido pelo Ministério, media 1,85 metros. A nota acrescenta que, tirando alguns recetáculos funerários (destinados a receber os órgãos dos corpos mumificados), não restava mais nada: isto indicia que o túmulo terá sido pilhado há milhares de anos, durante a era faraónica.

O nome do faraó era ainda desconhecido, pois só uma parte dos hieróglifos constavam no “Papiro de Turim”, um pergaminho com mais de 3000 anos que enumera cerca de 300 faraós.

Os arquéologos acreditam que a recente descoberta pode validar a teoria de que os hicsos (um povo do sul da atual Síria), quando invadiram o Egito no século XVIII a.C., não conseguiram dominar todo o país.

Em destaque

Subir