Motociclismo

Luís Oliveira ‘bisou’ na Régua

Campeão em título, Luís Oliveira dominou a prova inaugural do Campeonato Nacional de Enduro – CFL 2019 que teve como ‘palco’ a Régua.

Foi a sexta vez que a modalidade visitou a região, propondo um percurso com pouco menos de meia centena de quilómetros, pensados pelo Natureza Extreme junto às margens do Rio Douro.

Especiais técnicas a exigirem bastante de pilotos e máquinas esperavam os concorrentes, entre os quais não estava Rui Gonçalves, que é sempre um candidato à vitória. Alheio a isso Luís Oliveira assumiu o comando logo no primeiro dia de prova, mas teve oposição, já que o primeiro líder foi Diogo Vieira, que venceu a especial de abertura (Extreme).

Logo a seguir Oliveira mostrou que estava na Régua para vencer e impôs-se com uma vantagem superior a sete segundos face a Gonçalo Reis, sendo que a fechar a primeira volta João Vivas foi o melhor na primeira passagem pela Cross Test, subindo ao terceiro posto por troca com Diogo Ventura.

Na segunda volta Gonçalo Reis venceu duas especiais (Extreme e Cross Test), cabendo a João Vivas a vitória na Enduro Test. Isto significava que Luís Oliveira ficava com uma vantagem mais curta para Reis – inferior a seis segundos – e Vivas seguia no terceiro posto.

Já no domingo a ‘caravana’ de 208 pilotos repetiu o percurso, mas agora com mais uma volta para as categorias maiores. Luís Oliveira abriu o dia a vencer na Extreme Test, repetindo o feito na segunda e terceira especiais para fazer o pleno na primeira volta.

No início da segunda volta Diogo Vieira ‘respondeu’ para vencer a segunda passagem pela ‘Extreme’. Só que Oliveira não tardou em reagir com mais duas especiais ganhas. Gonçalo Reis era o melhor na abertura da terceira e última volta, com a resposta pronta de Luís Oliveira nas duas especiais de encerramento para concluir com quase 35 segundos de vantagem sobre João Vivas, segundo na frente de Gonçalo Reis.

Desta forma o Campeão Nacional logrou a primeira ‘dobradinha’ do ano, naquela que foi a primeira prova de dois dias do campeonato de 2019, com André Martins a impor-se também nos dois dias na categoria Open.

A próxima prova da temporada leva os concorrentes até à Figueira da Foz, mas tem apenas um dia de duração.

Em destaque

Subir