Economia

Lucro de 339 milhões de euros para a Portugal Telecom

portugal_telecomA empresa de telecomunicações Portugal Telecom (PT) gerou receitas de 339 milhões de euros durante o ano passado, depois de em 2010 esse valor ter atingido os 5,6 mil milhões, com a venda à brasileira Vivo e à espanhola Telefónica.

A empresa portuguesa liderada por Zeinal Bava não atingiu os resultados previstos pelos analistas, contactados pela agência Lusa, o que faz com que as receitas de 2011 não possam ser comparadas com as do ano anterior, com parte da venda da PT à Vivo e à Telefónica.

A PT informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, em comunicado, que o lucro no ano passado atingiu os 339,1 milhões de euros, ao passo que as receitas operacionais subiram 64,3 por cento, para os 6146 milhões de euros, valor este  acima das estimativas dos analistas.

O grupo ainda informa que o crescimento das receitas teve base no “impacto da consolidação proporcional da Oi e da Contax a partir de 1 de abril de 2011 (2768 milhões de euros) e da Dedic/GPTI a partir de 1 de julho de 2011, no seguimento da conclusão da troca da participação da PT neste negócio por uma participação adicional na Contax”. 

À parte da consolidação da Oi e da Contax, as receitas operacionais teriam retrocedido cerca de  9,7 por cento para os 3380 milhões de euros no ano passado, “em resultado do decréscimo nas receitas dos negócios de telecomunicações em Portugal e da integração da Dedic/GPTI na Contax a partir de 1 de julho de 2011, e não obstante o crescimento nas receitas dos outros negócios internacionais, nomeadamente da MTC na Namíbia e da Timor Telecom”.

Em destaque

Subir