Desporto

Rally de Portugal: Latvala líder no primeiro dia; Loeb diz adeus (Fotos)

solberg_noite_1As três classificativas realizadas esta quinta-feira à noite correram da melhor forma aos homens da Ford, que no final do primeiro dia ocupam as primeiras posições. Do lado da Citroen, apenas Hirvonen está em condições de lutar pelo primeiro posto.

O Vodafone Rally de Portugal começou a sério esta quinta-feira. Depois de uma super especial realizada na Praça do Império em Lisboa, a noite serviu para máquinas e pilotos começarem a ser colocados à prova.

Mas a falta de luz natural parece ter afetado muitos. Desde logo Sebastien Loeb, oito vezes campeão do mundo, que capotou o seu Citroen DS3 WRC e foi obrigado a abandonar. O Rally de Portugal perde assim um dos principais nomes e a marca francesa deposita agora em Hirvonen, o número 2, todas as esperanças de conseguir um bom resultado em Portugal.

E se o dia foi de más notícias para a Citroen, a Ford fica no polo oposto. Jari-Matti Latvala e Petter Solberg fecharam a primeira etapa no topo da classificação.

Na SS2, em Gomes Aires, foi Solberg a ganhar, com o tempo de 6m38,1s, menos 1,5s que o seu companheiro de equipa, numa altura em que Loeb ainda estava em prova e que conseguiu até o terceiro melhor tempo, ficando a apenas 6s do líder. Armindo Araújo, depois de um erro de navegação, acabaria por ser apenas 47.º, ficando desde logo a mais de cinco minutos do topo da geral.

Seguiu-se a SS3, com 14,29km, em Santa Clara. Latvala e Solberg conseguiram mais uma vez os dois melhores tempos, 8m34,4s e 8m37,1 respetivamente. Nesta altura, já Sebastien Loeb tinha capotado e dito adeus ao Rally de Portugal. Armindo Araújo tentava a todo o custo recuperar tempo. O piloto de Santo Tirso foi o 10.º melhor da especial SS3.

Até final da noite, mais um troço, SS4 Ourique, com 11,1 km. Ott Tanak, em Citroen DS3 WRC, foi o mais rápido com o tempo de 6m45,5, menos 1,4s que Hirvonen, 7s de Neuville e 7,3s que Latvala. Armindo Araújo continuava a sua recuperação, conseguindo nesta classificativa o 11.º melhor tempo, a 36,1s do líder.

Final do primeiro dia do Vodafone Rally de Portugal e dois pilotos Ford na frente. Latvala lidera seguido do companheiro de equipa Petter Solberg. A completar o pódio está Hirvonen, a única esperança que resta à Citroen. Armindo Araújo parte para o segundo dia da prova na 32.ª posição, a 6m14,5s da liderança.

Veja aqui a classificação geral no final do primeiro dia (10 primeiros):

1.º- J. Latvala (Ford Fiesta WRC): 25m04,6s;
2.º- P. Solberg (Ford Fiesta WRC): + 2,6s;
3.º- M. Hirvonen (Citroen DS3 WRC): + 5,0s;
4.º- O. Tanak (Citroen DS3 WRC): + 15,7s;
5.º- T. Neuville (Citroen DS3 WRC): + 34,0s;
6.º- M. Ostberg (Ford Fiesta WRC): + 53,3s;
7.º- E. Novikov (Citroen DS3 WRC): + 1m02,9s;
8.º- J. Ketomaa (Ford Fiesta WRC): + 1m15,0s;
9.º- H. Paddon (Skoda Fabia S2000): + 1m39,6s;
10.º- D. Kuipers (Ford Fiesta WRC): + 1m47,1s.

Galeria de fotos:
{gallery}imagens/galerias/rally_portugal_2012_dia2_noite{/gallery}

Em destaque

Subir