Economia

Lucro da Philips cai quase 48 por cento para 417 milhões até setembro

O lucro da Philips caiu 47,6 por cento nos primeiros nove meses deste ano, para 417 milhões de euros, na comparação com igual período do ano passado, anunciou hoje o grupo empresarial holandês.

O resultado operacional da Philips, no entanto, cresceu 6,3 por cento até setembro, para 587 milhões de euros, face ao mesmo período do ano anterior, refere em comunicado a multinacional holandesa que passou a focar o seu negócio sobretudo na área dos equipamentos médicos, depois de ter alienado ao fundo Go Scale Capital 80,1 por cento da unidade de componentes ligados à área da iluminação.

As vendas globais atingiram os 12.535 milhões de euros até setembro, aumentando 0,5 por cento face ao mesmo período do ano precedente.

No caso de se excluir o impacto das variações cambiais e a alteração do perímetro de consolidação contabilístico do grupo, as vendas cresceram 4,4 por cento até setembro, face ao ano anterior.

No terceiro trimestre, a Philips alcançou um lucro de 291 milhões de euros, menos 7,6 por cento que no mesmo período de 2017.

As vendas, por seu lado, aumentaram 3,8 por cento para 4.306 milhões de euros, na comparação com idêntico período de 2017.

O presidente executivo da empresa, Frans van Houten, reiterou os objetivos para 2017-2020 que apontam para um crescimento comparável das vendas entre 4 por cento e 6 por cento e a melhoria da margem de Ebitda (lucros antes de impostos, juros amortizações e depreciações) em 100 pontos base.

Em destaque

Subir