Nas Notícias

Rei da Bélgica enaltece “sentido de ser europeu” de Portugal

O rei Philippe da Bélgica enalteceu hoje o “sentido de ser europeu” de Portugal, considerando que a visita de Estado que hoje iniciou será “uma oportunidade única” para reforçar a já “longa história” das relações luso-belgas.

“Admiramos o vosso país e a forma como combinam as tradições com o sentido de ser europeu. O facto de colocarem tanto ênfase na Europa – como fazemos na Bélgica – e ao mesmo tempo acarinharem as vossas tradições e a vossa rica cultura e História é para nós um exemplo”, disse o rei Philippe.

O monarca falava, em Lisboa, após um encontro, no Palácio de Belém, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Philippe da Bélgica lembrou que os dois países “são amigos, aliados” e têm “uma longa história de relações”, mas considerou que é possível “fazer mais”.

Apontou, por isso, a visita de Estado que até dia 24 faz a Portugal como “uma oportunidade única” para reforçar essa ligação.

Os monarcas belgas fazem uma única visita de Estado por país em cada reinado.

Os reis dos belgas, Philippe e Mathilde, iniciaram hoje uma visita de três dias a Portugal, cumprindo um programa de encontros políticos e iniciativas culturais e económicas em Lisboa e Porto.

A comitiva dos monarcas integra 170 personalidades, entre membros do executivo e de governos de regiões da Bélgica, empresários e representantes de organizações empresariais, académicas e culturais.

O primeiro dia de visita prossegue à tarde com um passeio de elétrico por alguns dos bairros de Lisboa, partindo da rua da Conceição, na Baixa de Lisboa, e terminando no Largo de Santa Luzia, em Alfama.

À noite decorre, no Palácio da Ajuda, um jantar em honra dos reis da Bélgica.

Em destaque

Subir