Mundo

Liga e 5 Estrelas alegam ter “todas as condições” para formar governo em Itália

Os líderes do Movimento 5 estrelas (M5S), que é anti-sistema, e da Liga, extrema direita, anunciaram hoje que foram reunidas “todas as condições” para formarem um governo de unidade nacional.

“Foram reunidas todas as condições para um governo político M5S/Liga”, anunciaram hoje Luigi di Maio e Matteo Salvini num comunicado divulgado pelo M5S.

Na quarta-feira, o líder do M5S, Luigi Di Maio, defendeu que fosse escolhido outro nome para ministro da Economia, depois de o chefe de Estado, Sergio Mattarella, ter vetado a escolha inicial.

Mattarella vetou Paolo Savona para o Ministério da Economia de um governo de coligação M5S-Liga, devido às suas posições eurocéticas, mencionando, no domingo, as críticas deste economista ao euro.

Na segunda-feira, Mattarella deu a responsabilidade a Carlo Cottarelli, um ex-quadro do Fundo Monetário Internacional, de procurar constituir um governo neutral de tecnocratas para conduzir o país para eleições antecipadas.

No entanto, caso os dois partidos populistas apresentem uma proposta válida, o primeiro-ministro designado pelo Presidente admitiu recuar perante “o nascimento de um governo político”.

Em destaque

Subir