Mundo

Líbia capturou Saadi al-Khadafi, filho do ditador morto em 2011

saadi khadafisaadi khadafi libiaNesta quinta-feira a Líbia revelou que deteve Saadi al-Khadafi, filho de Muammar Kadhafi, antigo ditador líbio que foi morto em 2011. Saadi aterrou no Aeroporto Internacional de Matiga, em Tripoli, sendo que as autoridades procederam à sua detenção. O presidente do Níger, Mahamadu Isufu, colaborou com esta detenção.

Depois de dois anos e meio em fuga, Saadi al-Khadafi acabou detido, nesta quinta-feira, no aeroporto de Matiga, onde aterrou na madrugada de hoje. O filho de Muammar Kadhafi estava refugiado no Níger há mais de dois anos, mas foi extraditado, sendo que as autoridades da Líbia procederam à sua detenção.

O governo líbio já emitiu uma nota onde confirma a detenção de que Saadi al-Khadafi, agradecendo a colaboração de Mahamadu Isufu, presidente do Níger, fundamental para esta operação.

Entretanto, Saadi al-Khadafi foi transportado para uma prisão de alta segurança da Líbia, com um contingente policial assinalável.

O filho do ditador líbio procurou refúgio no Níger em setembro de 2011, antes da morte do pai. Mahamadu Isufu apenas concedeu o asilo por questões “humanitárias”.

No entanto, como reconhece agora o governo líbio, cumpriu todas as normas internacionais, que permitiram a captura de Saadi.

O filho de Khadafi, responde por diversos crimes, entre os quais a apropriação de bens, recorrendo à força e à intimidação, quando exercia o cargo de presidente da Federação Líbia de Futebol.

Recorde-se que Muammar Kadhafi, ex-líder líbio, foi morto em 2011 e enterrado num “local secreto”, algures no deserto. O corpo do coronel jaz precisamente ao lado de outro dos seus filhos, Muatassim Kadhafi, e do ministro da Defesa, Abu Bakr Yunes Jaber.

O ex-líder do regime líbio foi assassinado depois da captura, pelas forças rebeldes, e enterrado no deserto, em localização não divulgada, numa cerimónia que contou com a presença de alguns representantes do Conselho Nacional de Transição.

Em destaque

Subir