Fórmula 1

Lewis Hamilton garante ‘pole position’ em Melbourne

HamiltonAustralia416

Lewis Hamilton vai largar da ‘pole position’ para o Grande Prémio da Austrália, que este domingo marca o arranque do campeonato do mundo de Fórmula 1, no circuito de Albert Park, em Melboirne.

Numa qualificação que estreou um novo formato, tudo pareceu fácil para o campeão do mundo, que a mais de três minutos do final da terceira sessão já parecia ter garantido a primeira posição da grelha de partida.

De facto, a mais decisiva das fases da qualificação foi a menos emocionante, na medida em que, ainda com muitos minutos para o final a Ferrari decidiu manter os seus pilotos nas boxes e não lutar com os pilotos da Mercedes, que esses sim foram para a pista.

Mesmo assim, Hamilton deixou Nico Rosberg a mais de duas décimas, tirando partido do facto do alemão ter cometido alguns erros, não apenas na Q3 mas também na Q2, algo que permitiu a que o inglês tenha sido o único piloto a rodar abaixo de 1m24s.

VettelAustralia216

Sebastian Vettel deixou o cockpit do seu Ferrari mesmo antes de estar terminada a terceira sessão, garantida que estava a terceira posição, com mais de cinco décimas de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Kimi Raikkonen.

Uma explicação para esta atitude da Ferrari estará no facto da ‘scuderia’ de Maranello querer ir para a corrida com o mesmo número de pneus da Mercedes, cujos W07 parecem fazer uma melhor gestão da degradação dos pneus da Pirelli,

Max Verstappen foi a boa surpresa desta qualificação, ao colocar o melhor dos Toro Rosso no quinto posto, dividindo a terceira fila da grelha de partida com Felipe Massa, o único homem da Williams a passar à Q3.

VerstappenAustralia216

Carlos Sainz Jr completou o bom resultado de conjunto da Toro Rosso, no sétimo posto, à frente do melhor homem da Red Bull, Daniel Ricciardo, cujo ‘timming’ de volta lançada não lhe permitiu fugir à quarta fila da grelha.

Quem não conseguiu fugir à eliminação na segunda sessão foi Valtteri Bottas, no segundo Williams, em favor de Sergio Perez, que juntamente com o seu companheiro de equipa Nico Hulkenberg fecharam o top dez.

Resultado da qualificação
1,º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m23,837s
2,º Nico Rosberg (Mercedes) 1m24,197s
3.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m24,675s
4.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m25,033s
5,º Max Verstappen (Toro Rosso) 1m25,434s
6.º Felipe Massa (Williams) 1m25,458s
7.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m25,582s
8.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m25,589s
9.º Sergio Perez (Force India) 1m25,753s
10.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m25,865s

Em destaque

Subir