Motores

Le Mans vira-se para o hidrogénio

Chama-se Misson H24 e é uma iniciativa dos organizadores das 24 Horas de Le Mans, que visa introduzir a tecnologia na mais famosa corrida de resistência do Mundo.

O Automobile Club de L’Ouest apresentou a ideia em Spa-Francorchamps aproveitando a quinta ronda do European Le Mans Series.

Para o ACO o hidrogénio poderá ser o caminho a seguir nas provas de endurance do futuro, e por isso os organizadores do Campeonato do Mundo (WEC) e das 24 Horas de Le Mans revelaram a iniciativa que visa no futuro ter corridas não poluentes.

Num comunicado o Automobile Club de L’Ouest refere: “A escolha do hidrogénio revela-se uma missão de utilidade pública, um desafio planetário, para lutar contra os maiores problemas da nossa época, nomeadamente a poluição do ar nas cidades, e para encontrar igualmente novas fontes de energias alternativas aos hidrocarbonetos tradicionais”.

O ACO lança esta iniciativa aproveitando o trabalho da GreenGT Technologies, empresa dirigida por Jean-Michel Bouresche, fundador de uma equipa de corridas com tradições em Le Mans – a JMB Racing – e o projeto em que trabalhou baseou-se num LMP3, que foi pilotado por Yannick Dalmas em Spa em jeito de exibição.

O protótipo, ainda em fase de experimentação, denominado GreentGT LM PH2G, desempenhou também a função de ‘leading car’ rodando em frente do pelotão na volta de formação para as 4 Horas de Spa, disputadas na manhã deste domingo no traçado belga.

Em destaque

Subir