Motores

Kajetanowicz lidera nos Açores e Moura é o melhor português

Kajto Kajetanowicz assumiu o comando do Rali dos Açores no decorrer no final do primeiro dia da prova, a primeira do campeonato da Europa e a terceira do campeonato nacional. Um rali onde o açoriano Ricardo Moura é, sem surpresa, o melhor português, na terceira posição da classificação geral.

Kajetanowicz, campeão europeu em título, não começou o rali a liderar, mas foi-se aproximando da frente da prova ao longo das três últimas especiais do dia, conseguindo ‘roubar’ o comando a Alexey Lukyanuk na super especial Marques que encerrou a etapa.

Lukyanuk, vice-campeão europeu, assumiu a liderança no rali logo no troço inaugural (Lagoa), apesar de Moura se impor na segunda especial (Soluções M). O açoriano passou então para a frente da prova, mas de forma efémera, já que na classificativa de Vila Franca/São Brás o russo recuperou a primeira posição.

No entanto Lukyanuk não foi além do terceiro registo no último troço do dia, e o comando ‘voou’ para as mãos de Kajatanowicz, mais veloz na super especial espetáculo do Grupo Marques, ainda que parta para o segundo dia com pouco mais de um segundo de vantagem sobre o seu rival russo.

Ricardo Moura efetuou apenas o oitavo registo nesta última classificativa, perendo 5,4s para os homens da frente, e dessa forma arranca para a segunda etapa no terceiro posto, a mais de 13 segundos do líder.

Ralf Simarcis, terceiro classificado no ERC em 2016, foi consistente ao longo do dia, mas não conseguiu ir além da quarta posição. O letão conclui este primeiro dia a mais de 17 segundos de Kajetanowicz, e possui menos de quatro segundos de vantagem sobre o quinto colocado, e segundo melhor português, o regressado Bruno Magalhães, que não se sentiu completamente à vontade na sua estreia aos comandos do Skoda Fabia R5.

O terceiro melhor português é Carlos Vieira, mas o piloto português é somente 12º da classificação geral a mais de 48 segundos do líder e possui apenas dois segundos e meio de vantagem sobre Miguel Barbosa, o quarto melhor lusitano na prova.

Classificação após a 4ª PE

1º Kajto Kajetanowicz/Jaroslaw Baran (Ford) 18m44,3s
2º Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov (Ford) + 1,1s
3º Ricardo Moura/António Costa (Ford) + 13,8s
4º Ralfs Sirmacis/Arturs/Simins (Skoda) + 17,3s
5º Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (Skoda) + 19,5s
6º Nikolay Gryazin/Yuri Fedorov (Skoda) + 21,9s
7º Marijan Griebel/Stefan Kopczyk (Skoda) + 22,5s
8º Juan Suarez/Carlos Carrera (Peugeot) + 23,7s
9º Jan Cerny/Peter Cernohorsky (Skoda) + 34,2s
10º Jaroslav Koltun/Ivan Pieskot (Ford) + 42,0s

Em destaque

Subir