Mundo

Justiça moçambicana aprova exploração de minas de grafite

O Tribunal Administrativo de Moçambique aprovou o contrato de exploração das minas de grafite de Balama pela companhia mineira australiana Syrah, anunciou hoje a empresa em comunicado.

“Um certificado vai ser formalmente emitido depois do pagamento das taxas judiciais, a realizar hoje, pelo que se completam todos os passos para o acordo de exploração entrar em vigor”, referiu.

A decisão “fornece clareza sobre as leis vigentes, direitos de mineração e outras obrigações para a operação Balama em Moçambique, inclusive preservando certas leis fiscais em vigor em 2013, quando a concessão foi atribuída”, acrescenta o comunicado.

Shaun Verner, diretor executivo da firma, referiu que a aprovação significa um “marco significativo” para a Syrah e demonstra “o compromisso do Governo de Moçambique com o sucesso a longo prazo da operação Balama”.

A empresa é uma das multinacionais que está a explorar grafite no norte de Moçambique e registou uma taxa de produção (‘exit run rate’) em agosto na ordem de 19kt (quilotoneladas) de grafite.

A firma prevê que, até final do ano, o projeto Balama tenha um fluxo de caixa operacional positivo.

A procura por grafite está em alta a nível mundial por ser um componente usado em baterias, numa altura em que o mercado de automóveis movidos a eletricidade e outros produtos elétricos – como as aeronaves autónomas (drones) está em expansão.

Em destaque

Subir