Nas Notícias

Judiciária detém fiscal municipal em “flagrante delito” a receber dinheiro para agilizar processos

policia judiciaria1sesimbra judiciariaAgentes da Polícia Judiciária (PJ) detiveram ontem um fiscal municipal da Câmara de Sesimbra, por suspeita do crime de corrupção. O homem foi apanhado pela PJ em flagrante delito, a receber dinheiro para, alegadamente, agilizar processos naquela autarquia. Além do fiscal, foram detidos mais dois homens, na prática do mesmo crime.

O Departamento de Investigação Criminal de Setúbal da PJ levou a cabo uma operação policial na zona de Sesimbra que culminou na detenção de três homens (entre os quais um fiscal da Câmara Municipal de Sesimbra) que estão indiciados pelo crime de corrupção. Os suspeitos foram apanhados “em flagrante delito”.

“Na sequência da investigação policial, cujo visado era um funcionário de uma autarquia pertencente ao distrito de Setúbal, foram encetadas diligências que permitiram a detenção, desse funcionário e de dois outros homens, estes por terem pago ao primeiro quantia em dinheiro”, revela um comunicado divulgado pela Polícia Judiciária.

De acordo com a mesma nota, o fiscal da Câmara Municipal de Sesimbra “utilizava a sua posição para contactar proprietários de imóveis” que estivessem em construção, já construídos, ou sujeitos a alterações.

Nesses contactos, prometia, alegadamente, “agilizar a situação na Câmara”, se lhe fosse paga uma quantia de dinheiro, segundo explica a Polícia Judiciária.

Entretanto, os três suspeitos foram detidos e presentes a um primeiro interrogatório judicial. Como medida de coação, foram aplicadas, além do termo de identidade e residência, a “proibição do exercício de funções”, bem como “apresentações semanais e quinzenais às autoridades policiais”.

A Câmara Municipal de Sesimbra considerou que este tipo de procedimentos é “intolerável”. Por outro lado, a autarquia prometeu encetar todas as diligências para “erradicar” este tipo de comportamentos por parte dos fiscais.

Em destaque

Subir