Mundo

Jovem português entra numa das melhores universidades do mundo das artes

Um aluno do Conservatório de Música de Barcelos foi admitido na prestigiada Guildhall School of Music and Drama, em Londres.

Diogo Carlos frequenta o 12.º ano na Escola Secundária de Barcelos e em setembro deste ano Londres será a sua nova casa enquanto começa a sua licenciatura em guitarra clássica na Guildhall School of Music And Drama, uma das mais importantes universidades de artes do mundo.

“Conseguir um lugar numa das mais prestigiadas universidades do mundo é, além de um motivo de enorme orgulho, um passo muito importante para o meu futuro”, refere, à agência Lusa, citado pela revista Port.com.

O sonho de Diogo é tornar-se instrumentista profissional e ser docente universitário. Para que tal possa acontecer, é aluno há vários anos no Conservatório de Música de Barcelos, onde tem aulas duas vezes por semana e dedica entre uma a duas horas por dia à guitarra.

Os seus ídolos são Robert Brightmore e David Miller que, por acaso, são professores na universidade de artes que irá frequentar e fazem parte do júri que determinou a sua admissão na instituição.

Fábio Fernandes, outro aluno do Conservatório de Barcelos, foi admitido na mesma instituição em 2014. Para além dele, João Lima foi admitido em 2012 na ‘Royal Academy of Music’, também em Londres.

Estes três alunos fizeram todos parte da turma do professor Francisco Gomes. “Estes resultados refletem a qualidade de ensino ministrado no Conservatório de Música de Barcelos, bem como o empenho dos seus alunos”, afirma a instituição num comunicado.

A Guildhall School of Music and Drama foi fundada em 1880 e contém cursos de música, ópera, teatro e artes teatrais, sendo reconhecida como a melhor instituição de ensino especializado do mundo.

O ‘The Guardian’ considerou a instituição como sendo a número um de ensino especializado no Reino Unido e integra os top 10 das melhores instituições mundiais na área da performance em artes, tendo mais de 900 alunos oriundos de 50 países.

Esta é uma universidade muito exclusiva, visto que por ano admite apenas um ou dois alunos no curso de guitarra.

Em destaque

Subir