Nas Notícias

Jovem, és condutor e dispensas o álcool quando conduzes? Há prémios para ti

gnr pascoa 1Está em curso uma campanha que será acompanhada pela GNR, direcionada aos jovens condutores no Algarve. Chama-se ‘100% Cool’ e consiste em premiar quem não conduz sob efeito do álcool. Entre os prémios, vales de desconto em postos de combustível. Mas esta campanha, levada a cabo pela Associação Nacional de Bebidas Espirituosas (ANEBE), tem também como objetivo alertar para os perigos da condução sob efeito de bebidas alcoólicas.

Todos os jovens que forem apanhados ao volante pelas brigadas ‘100% Cool’ – que serão acompanhadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no Algarve – podem ser… premiados.

Se forem apanhados pelas brigadas, nas noites de agosto, em Albufeira e Vilamoura, e apresentarem um índice de alcoolemia de zero por cento, além de um prémio, recebem instruções para condução segura.

A campanha pretende colocar a organização da iniciativa a premiar o mérito, nestas ações de fiscalização, em vez de castigar os comportamentos ilícitos.

No entanto, a lei não deixará de ser cumprida e os condutores sob efeito de álcool terão outro ‘prémio’: a multa. A GNR estará atenta a este tipo de infração.

Para os jovens condutores que mostrarem ser um exemplo na estrada, as brigadas ‘100% Cool’ terão vales de desconto em postos de combustível.

Há ainda brindes e outros prémios que podem ser entregues a condutores com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.

Condição essencial: não ter álcool no sangue. Para a ANEBE, a escolha daqueles locais do país deve-se ao facto de serem, neste mês de agosto, muito procurados, para diversão noturna.

O objetivo é “passar a mensagem de que é possível aliar a diversão a um comportamento responsável”, diz Mário Moniz Barreto, secretário-geral daquela associação, em declarações reproduzidas pela Lusa.

A ANEBE acredita que a campanha vai suscitar “uma enorme simpatia por parte dos condutores portugueses, e não só por parte dos jovens”.

Em destaque

Subir