Nas Notícias

Em direto do ninho: Veja a cagarra que nasceu no Corvo na internet

cagarra online Uma cria de cagarro, nascida em julho, é a protagonista de um canal online. Em direto, a SPEA vai mostrar o dia a dia da pequena ave, na expetativa de que sobreviva aos próximos três dias. Se o conseguir, poderá voar para a costa do Brasil ou do sul de África, antes da chegada do inverno.

É, na verdadeira aceção do termo, um ‘reality show’: a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves criou um canal que transmite em direto o dia a dia de uma bebé de cagarro.

A cria nasceu em julho na ilha açoriana que dá o nome ao projeto: ‘Lua de mel no Corvo’. O objetivo do canal online é permitir o acompanhamento do nascimento e do crescimento dos cagarros, uma espécie muito comum nos Açores.

Espera-se que a ave nascida em julho tenha melhor sorte do que a irmã. Em 2011, quando a SPEA lançou o programa, um gato comeu a cria protagonista.

A técnica Tânia Pipa lembra que “84 por cento da predação das crias de cagarro é efectuada por gatos”. Só no Corvo, a ilha mais pequena dos Açores, existem cerca de 160 gatos selvagens, cerca de um terço da população residente (a rondar as 430 pessoas).

A SPEA tomou medidas para controlar a natalidade dos felinos e, agora que promove o direto sobre a cagarra, espera que desta vez “tudo corra bem com esta cria”.

“Como é óbvio, estes gatos produzem um efeito nefasto nas crias, que se encontram sozinhas e não têm meios de defesa”, explicou Tânia Pipa, referindo-se ao programa de esterilização que decorre no Corvo, quer para gatos domésticos, quer para gatos selvagens. 

Mais de 1600 pessoas já se ligaram à transmissão em direto, disponível através do endereço http://cagarro.spea.pt/.

Antes de ser comida por um gato, a cria de 2011 chegou a ter mais de 27 mil espetadores.

Até ao momento, a bebé tem estado sozinha, uma vez que os progenitores só a visitam para a alimentar.

Se sobreviver, terá 90 dias para ganhar forças e empreender a migração rumo ao sul, onde irá passar o inverno, na costa brasileira ou no sul de áfrica. Poderá voltar, dentro de seis a sete anos, para nidificar.

A iniciativa da SPEA foi classificada como ação prioritária durante o Projecto LIFE ‘Ilhas Santuário para as aves marinhas’, considerado um dos melhores de 2013 pela Comissão Europeia.

No projeto participam também a Direção Regional dos Assuntos do Mar, o Parque Natural de Ilha do Corvo e o Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores e do Corvo.

Em destaque

Subir