Desporto

Jornada 28: FC Porto na Madeira para definir finalmente o título

fcporto_vitor_pereira_1São já poucos os que acreditam que o FC Porto não conseguirá conquistar o seu 26.º título de Campeão Nacional. Caso vença na Madeira, formação de Vítor Pereira poderá muito provavelmente encomendar as faixas.

A jornada 28 da Liga Zon Sagres poderá sagrar o Campeão Nacional 2011/12. O Benfica visita Vila Conde e caso não vença o Rio Ave, o FC Porto sagrar-se-á bicampeão português. Mas para tal, Vítor Pereira tem de passar um teste de fogo em casa da sensação desta época. Contudo, até final ficam a faltar apenas dois jogos, seis pontos possíveis, em que os dragões apenas precisam de um.

Para a Madeira, o técnico portista leva os mesmos que defrontaram e ganharam ao Beira-Mar na última jornada, por 3-0. De fora, e porque não estão a treinar, ficam Cristian Rodriguez e Emídio Rafael. A partida joga-se sábado, pelas 20h15, no Estádio dos Barreiros. Caso vença, os portistas ficam a aguardar o resultado do jogo entre Rio Ave e Benfica, marcado para domingo.

Benfica que vai a Vila do Conde praticamente na máxima força. Quando faltam mais de 48 horas para início da partida, os centrais Miguel Vítor e Jardel são os únicos fora das escolhas de Jorge Jesus.

O técnico das águias procura no norte a 20.ª vitória deste campeonato. Na cabeça dos adeptos, já é pouca a esperança de chegar ao topo da classificação. Recorde-se que o Benfica está a quatro pontos do líder FC Porto, mas na verdade são cinco os pontos de atraso, visto que os dragões vencem no confronto direto.

Só um pesadelo nesta parte final parece afastar os dragões do título. Mesmo assim, o FC Porto tem até ao fim o pior calendário, em teoria. Após a visita ao Marítimo, que luta ainda com o leões pelo quarto lugar, já este sábado, há a receção ao Sporting e a ida ao Rio Ave.

No melhor dos cenários para a formação de Vítor Pereira, o 26.º campeonato pode aparecer já este fim de semana.

Mas a jornada começa já esta sexta-feira, com o SC Braga a receber o Olhanense. A equipa de Leonardo Jardim, embora não de forma matemática, parece ter deitado a toalha ao chão na luta pelo título. Na cabeça dos bracarenses está ainda o segundo lugar, onde está o Benfica a apenas três pontos. Do lado da equipa de Olhão, o oitavo lugar no campeonato dá poucas preocupações a Sérgio Conceição.

Já o Sporting de Ricardo Sá Pinto, ainda de ressaca do afastamento da Liga Europa, recebe segunda-feira a Académica de Coimbra. Os estudantes de Pedro Emanuel precisam desesperadamente de pontos para atingirem a manutenção e vão defrontar os leões que pretendem manter a vantagem no quarto lugar para o Marítimo, a cinco pontos.

No fundo da classificação, defrontam-se os dois últimos classificados. A União de Leiria (19 pontos) recebe o Feirense (21). O jogo está no entanto em risco de não se concretizar depois dos jogadores da formação da Cidade do Liz terem avançado com um pré-aviso de greve caso os ordenados não sejam pagos. A partida está marcada para as 16h00 de domingo.

Eis os jogos da jornada 28:

– SC Braga – Olhanense (sexta-feira, 20h15, Sporttv1);
– Gil Vicente – V. Guimarães (sábado, 18h00, Sporttv1);
– Marítimo – FC Porto (sábado, 20h15, Sporttv1);
– U. Leiria – Feirense (domingo, 16h00);
– V. Setúbal – Nacional (domingo, 16h00);
– Beira-Mar – Paços de Ferreira (domingo, 16h00);
– Rio Ave – Benfica (domingo, 19h15, Sporttv1);
– Sporting – Académica (segunda-feira, 20h45, Sporttv1).

Eis a classificação após 27 jornadas disputadas:

1.º- FC Porto: 66;
2.º- Benfica: 62;
3.º- SC Braga: 59;
4.º- Sporting: 53;
5.º- Marítimo: 48;
6.º- V. Guimarães: 42;
7.º- Nacional: 35;
8.º- Olhanense: 32;
9.º- V. Setúbal: 30;
10.º- Paços de Ferreira: 29;
11.º- Gil Vicente: 28;
12.º- Rio Ave: 26;
13.º- Beira-Mar: 26;
14.º- Académica: 23;
15.º- Feirense: 21;
16.º- U. Leiria: 19.

Em destaque

Subir