Tecnologia

Nokia perde para a Samsung liderança na venda de telemóveis

samsung_1Pela primeira vez nos últimos 14 anos, a Nokia não foi a empresa que mais telemóveis vendeu a nível mundial. Sul-coreana Samsung vendeu mais 10 milhões que a companhia finlandesa, apenas nos primeiros três meses de 2012.

As más notícias para a Nokia continuam. Após ter revelado na semana passada prejuízos de cerca de 929 milhões de euros, no primeiro trimestre deste ano, a Nokia perde agora o primeiro lugar no ‘ranking’ de vendas de telemóveis.

Em janeiro, fevereiro e março de 2012, a Samsung superou a finlandesa em 10 milhões e 800 mil unidades, com 93,5 milhões de telemóveis vendidos, para 82,7 milhões da Nokia, segundo dados avançados pela Strategy Analytics, uma empresa de consultoria.

Após ter chegado ao topo das vendas em 1998, superando na altura a norte-americana Motorola, é a primeira vez que a Nokia é ultrapassada neste mercado.

Quanto à Samsung, agora dona do primeiro lugar, os números animam os responsáveis sul-coreanos. Em relação ao mesmo período do ano passado, a empresa teve um aumento nas vendas na ordem dos 36 por cento.

Esta troca de posições deve-se em muito aos sistemas utilizados pelas duas companhias neste mercado. A Nokia é parceira da Microsoft e incorpora nos seus telemóveis o Windows Phone. Já a Samsung aposta no Android, da Google, um SO que parece ter mais fãs que o concorrente.

Numa altura em que o primeiro mês do segundo trimestre está quase a acabar, as boas notícias para a Samsung prometem continuar. A sul-coreana já confirmou o lançamento do Galaxy S3 para o próximo dia 3 de maio (saiba mais aqui), isto depois de ter vendido, só em 2011, mais de 20 milhões de unidades do Galaxy S2. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir