Ralis

João Barros consegue primeiro triunfo no campeonato nacional no Rali de Mortágua

JoaoBarrosMortagua114JoaoBarrosMortagua114 600João Barros somou a sua primeira vitória absoluta no campeonato nacional de ralis ao ganhar o Rali de Mortágua, disputado este sábado naquela zona da região Centro. Aos comandos do seu Ford Fiesta R5, e acompanhado por Jorge Henriques, o piloto de Paredes bateu por apenas 2,6 segundos José Pedro Fontes.

A prova foi marcada pelo duelo entre os dois pilotos, com o do Porsche 911 GT3 a comandar o rali no começo da secção inicial, o do Ford Fiesta a arrebatá-lo depois e Fontes a terminar essa primeira fase na frente com pouco mais de dois segundos sobre o seu adversário.

No entanto a segunda secção iria reservar mais emoção e surpresas, já que na primeira classificativa da tarde José Pedro Fontes teve problemas no travão de mão do Porsche e perdeu quase 22 segundos para Barros, que ganhou a especial e passou em definitivo para o comando da prova do Clube Automóvel do Centro.

JosePedroFontesMortagua114 600Os quase cinco segundos ganhos pelo piloto de Paredes foram decisivos para a diferença final, ainda que o seu adversário tenha conseguido superado os problemas sentidos no seu carro.

Ao último lugar do pódio subiu Adruzilo Lopes, que aos comandos do seu Subaru Impreza R4 confirmou o título de Produção, tendo desde cedo marcado o seu domínio na categoria, onde Ricardo Teodósio nunca foi uma grande ameaça, tanto mais que o piloto algarvio se apresentou com fortes dores no pescoço.

Nas ‘guerra’ das duas rodas motrizes Paulo Neto levou a melhor, ao mesmo tempo que completou o top cinco absoluto, terminando à frente de Ricardo Marques e Manuel Castro, o terceiro melhor entre os concorrentes do agrupamento de Produção.

Classificação final

1.º João Barros/Jorge Henriques (Ford) 1h03m30,1s

2.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Porsche) + 2,6s

3.º Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira (Subaru) + 1m30,4s

4.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi) + 4m21,8s

5.º Paulo Neto/Vitor Hugo (Citroën) + 4m45,7s

6.º Ricardo Marques/Paulo Marques (Peugeot) + 6m27,8s

7.º Manuel Castro/Mário Castro (Mitsubishi) + 6m55,9s

8.º Armindo Neves/Bernardo Gusmão (Peugeot) + 8m51,0s

9.º Joaquim Alves/Pedro Alves (Renault) + 9m33,3s

10.º Alfredo Barros/Alberto Silva (Ford) + 10m45,1s

Em destaque

Subir