Insólito

“Jesus tinha dois pais”, dizia cartaz de igreja em Nova Iorque

jesus had 2 dads

Os católicos que frequentam a igreja de St. Columbia-Brigid, em Buffalo, no estado de Nova Iorque (EUA), iam tendo um colapso ao lerem, no cartaz, que “Jesus tinha dois pais”. O padre queria referir-se ao padrinho, mas abriu uma polémica por ‘promover’ a adoção por homossexuais.

“Jesus tinha dois pais e tornou-se numa boa pessoa”. Numa tradução livre, eis o que dizia o cartaz que dá as boas-vindas a quem frequenta a igreja de St. Columbia-Brigid.

Só que a igreja é católica apostólica romana e a mensagem rapidamente foi entendida como estando a ‘promover’ a adoção por casais homossexuais.

“O cartaz era tão escandaloso que tive de ir lá confirmar que não tinha sido alterado no Photoshop”, adiantou John Vennari, o bloguer responsável pelo site Notícias da Família Católica: “Tive de passar pela igreja para ver por mim própria. Foi com grande tristeza que confirmei que é verdadeiro”.

Na era da internet e das redes sociais, o cartaz não demorou a tornar-se numa das imagens do momento. O escândalo ultrapassou as fronteiras da comunidade e, de repente, a igreja era ‘bombardeada’ com telefonemas de várias partes do mundo.

Os católicos condenaram “a sátira de um dos mais sagrados componentes da nossa fé” e, revelou o porta-voz da igreja de St. Columbia-Brigid, a “heresia”, a “blasfémia” e a “abominação”.

O autor da curta frase, padre Roy T. Herberger, nada conseguiu fazer para travar a indignação pelo cartaz “pró-homossexual”, mesmo explicando que se tratava de uma mensagem de incentivo.

“Apenas fui ao Google pesquisar ‘cartazes de igreja engraçados’ e pensei nesta mensagem como sendo para pais e padrinhos, nunca para pais gays. A minha única intenção era que as pessoas sentissem uma mensagem de incentivo”, explicou-se o padre.

A diocese de Buffalo teve de emitir um comunicado para pôr um ponto final na polémica: “O padre salientou que a expressão ‘dois pais’ refere-se a uma criança que pode recorrer a um pai e a um padrinho. Há muitas crianças nesta paróquia com um pai e um padrinho. Porém, o potencial para uma má interpretação desta mensagem, até mesmo para uma percepção herética da mesma, levou a uma remoção imediata do cartaz”.

Em destaque

Subir