Motores

Jari-Matti Latvala e Sebastien Ogier em jogo do gato e do rato

LatvalaFinlandia315

À imagem do que sucedera na primeira etapa, o terceiro dia do Rali da Finlândia foi palco de um duelo emocionante pela liderança entre Jari-Matti Latvala e Sebastien Ogier, num autêntico jogo do gato e do rato.

Numa clara toda de ‘ora agora ganho eu, ora agora ganhas tu’ os dois pilotos da Volkswagen foram-se impondo intercaladamente nas oito classificativas que compuseram esta segunda etapa.

O finlandês ganhou o primeiro troço do dia, mas logo o seu companheiro de equipa responde ganhando duas especiais, com as diferenças entre ambos a variarem entre um a três segundos.

Latvala acabaria por manter Ogier atrás de si, com uma vantagem de quase 14 segundos, deixando antever um último dia decisivo. Duas classificativas onde tudo se vai jogar, sendo que a segunda tem ainda um condimento de três pontos suplementares para o campeonato, por se tratar da ‘Power Stage’.

OstbergFinlandia315

À parte desta luta pela vitória, Mads Ostberg foi o grande ganhador do dia, pois herdou a segunda posição depois de uma saída de estrada do seu companheiro de equipa Kris Meeke na sexta especial do dia. Um despiste que valeu ao britânico da Citroën uma jante partida.

Não obstante ter um Hyundai cujo motor ficou a trabalhar em três cilindros, Thierry Neuville conseguiu concluir a etapa na quarta posição, já a quase dois minutos de Ostberg mas com um minuto de vantagem sobre o melhor homem da Ford M-Sport, Ott Tanak.

O estónio foi autor de uma grande recuperação, depois dos problemas do dia anterior, ganhando cinco posições ao longo do dia, a última das quais a Juho Hanninen, que está a ser o melhor privado em prova, num dia complicado para Dani Sordo.

O espanhol da Hyundai deu um toque, que o fez deixar para trás um para-choques do i20 WRC, e depois ficou com pouca tração, ‘caindo’ para fora do top dez. A sua prioridade é pontuar. Tem duas especiais para recuperar quase meio minuto.

NeuvilleFinlandia315

Classificação após a 18.ª Pe

1.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) 2h20m20,6s

2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) +13,2s

3..º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) +1m 28,0s

4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 3m26,5s

5.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 4m19,1s

6.º Juho Hanninen/Tomi Tuominen (Ford) + 4m21,0s

7.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 5m41,0s

8.º Esapekka Lappi/Juha Ferm (Skoda) + 6m32,6s

9.º Pontus Tidemand/Erik Axelsson (Skoda) + 7m55,9s

10.º Luca Bertelli/Lorenzo Granai (Ford) + 8m56,8s

Mais partilhadas da semana

Subir