TV

Já viu um gato e um louva-a-deus à pancada?

Dois temíveis predadores enfrentaram-se num duelo inesperado. Quem sairá vencedor: o gato Axle ou o louva-a-deus?

Ninguém ficará espantado por ler que o gato, mesmo que doméstico, é um predador temível. Já a fama do louva-a-deus é menos conhecida…

Este inseto, aliás, é bem conhecido pela violência doméstica. Durante o ato sexual, a fêmea arranca a cabeça do macho e… come-a enquanto o parceiro vai ‘acabando’ o serviço.

O que nem toda a gente sabe é que o louva-a-deus é uma máquina de combate. A começar pelas patas dianteiras, bem longas para apanhar as presas (como moscas, abelhas e até gafanhotos).

E é também com essas patas que o louva-a-deus luta pela vida. Quando dois machos se encontram, o duelo é até à morte. Os movimentos são fulminantes, honrando a destreza dos melhores boxistas.

Para ajudar a uma melhor prestação, é um inseto com cinco olhos: dois ‘convencionais’, mais focados no movimento, e três na zona da testa, que funcionam como sensores de luz e permitem uma adaptação incrível às diversas condições.

Ainda considera que, face ao (muito) maior tamanho, o gato é favorito nesta contenda?

Segundo algumas das descrições que acompanham as partilhas do vídeo, o louva-a-deus provou ainda ser um lutador destemido com um ataque a um adversário incomparavelmente maior: o humano que filmava a cena.

Em destaque

Subir