Economia

Já entregou a declaração de IRS? O prazo termina hoje

Está a terminar o prazo para a entrega da declaração de rendimentos auferidos em 2016. Quem ainda não ‘meteu o IRS’ e não o fizer durante o que resta do dia de hoje vai continuar a poder fazê-lo, mas agora com multa pelo atraso. Nos primeiros 30 dias, a regularização custa 25 euros.

Ao contrário dos anos anteriores, nos quais a entrega da declaração era feita em dois momentos, consoante a origem dos rendimentos, em 2017 o IRS teve um prazo único: começou a 1 de abril e termina hoje.

Quem não apresentar só se livra da multa – que começa nos simpáticos 25 euros para quem entregar a declaração até 30 de junho – se estiver contemplado pelo IRS automático, ou seja, uma declaração que já estava preenchida pelas Finanças.

Ainda assim, os contabilistas aconselhavam os contribuintes a carregarem a declaração pré-preenchida, no site próprio para o IRS, e submetê-la.

De acordo com as informações fornecidas anteriormente pelas Finanças, a declaração automática abrange cerca de 1,8 milhões de contribuintes.

Em destaque

Subir