Economia

Irlanda e Portugal com maior queda no custo da mão de obra da União Europeia (Eurostat)

bruxelasCustos de mão de obra em Portugal registam queda de 1,7 por cento, segundo o Eurostat, que analisa dados relativos ao quarto trimestre de 2011. Esta é a segunda maior descida salarial de todos os países que constituem a União Europeia, apenas batida pela Irlanda. Ao aumento do custo de vida, junta-se uma perda de rendimentos dos portugueses.

O Eurostat, gabinete de estatística da União Europeia (UE), divulgou dados relativos aos salários, sendo que Portugal foi o segundo país com maior descida, no último trimestre do ano passado, com uma perda de rendimentos por parte dos trabalhadores situada nos 1,7 por cento.

De todos os 27 estados-membros da UE, apenas a Irlanda tem um registo pior do que Portugal. A Zona Euro segue em contraciclo, sendo que os custos por hora cresceram em média 2,8 por cento, também no quarto trimestre de 2011.

O valor do trabalho está a baixar em Portugal, com o Eurostat e mostrar que a economia portuguesa é a única, a par da irlandesa, a contrariar o ritmo da União Europeia. Enquanto a tendência da UE é de subida, com os custos da mão de obra a subirem 2,7 por cento em média, em Portugal caiu 1,7 por cento.

A informação, publicada ontem, que compara com período homólogo de 2010, vem confirmar uma nova tendência de perda salarial, numa altura de agravamento das dificuldades, com retração da economia e aumento de desemprego.

Em destaque

Subir