Desporto

FC Porto e Benfica: Obrigatório ganhar, no mínimo não perder

fcporto_vitor_pereira_1Nacional-FC Porto e Benfica-Beira-mar, são estes os dois jogos que abrem esta sexta-feira a 23.ª jornada da Liga Zon Sagres. Também como o Nacional, dragões vêm de um resultado nada positivo e hoje não contam com Hulk, Fernando, Danilo e mais dois extremos. Benfica tem à partida tarefa mais fácil.

Nacional-FC Porto
Nacional da Madeira e FC Porto abrem hoje a jornada 23.ª da Liga Zon Sagres. O compromisso dos dragões na próxima terça-feira, quando defrontam o Benfica para a Taça da Liga, faz os dois primeiros classificados do campeonato entrar em campo hoje.

Na Madeira, num campo sempre difícil, destaque no FC Porto para as ausências de Hulk, Fernando, Danilo, Varela e Djalma. O primeiro por castigo, os restantes por lesão. Segundo assim, Vítor Pereira deverá colocar James e Cristian Rodriguez nas alas. Já na área, a torre Janko deve ser eleito.

Para os adeptos portistas, o empate em casa com a Académica ainda está bem fresco na memória. A aproximação de Braga e Benfica ao primeiro lugar, se por um lado coloca o campeonato anda mais ao rubro, deixa sem margem de manobra uma equipa que, mesmo sendo primeira, não convence, e não é comparável ao que se passava há 12 meses, quando a liderança de Villas-Boas catapultou o FC Porto para uma das melhores épocas de sempre. Vítor Pereira parece querer esquecer-se disso e aborda o tema das arbitragens: “Hulk foi afastado deste jogo de forma injusta”, sublinha. Vejas as declarações aqui.

Com ou sem razão, certo é que o técnico portista tem na Choupana o jogo mais complicado dos três primeiros classificados. O jogo tem início marcado para as 19h00 e transmissão em direto e exclusivo na Sporttv.

Benfica-Beira-mar
Na luz não é esperada casa cheia, longe disso, mas o Benfica conta com o fator motivador da última jornada. Uma vitória arrancada com muito sofrimento em Paços de Ferreira faz com que os adeptos encarnados acreditem que a estrela de campeão está presente. No 11 vão haver certamente mexidas. Maxi Pereira está castigado, viu o quinto amarelo no jogo de Paços de Ferreira. A escolha para a lateral direita deve recair portanto em Miguel Vítor. Garay e Djaló, por lesão, falham também esta partida relativa à 23.ª jornada. No meio campo e na frente de ataque, relativamente à última jornada, Saviola deve ceder o seu lugar a Pablo Aimar, já em boas condições físicas.

Do outro lado, o Beira-mar, motivado pela vitória na última jornada frente ao Gil Vicente vai tentar na Luz algo positivo. A formação de Aveiro ocupa atualmente o primeiro lugar acima da linha de água, com 20 pontos, apenas mais três que o Feirense e mais cinco que a União de Leiria. Destaque para a possível presença de Javier Balboa no 11, jogador emprestado pelos encarnados. O jogo tem início marcado para as 21h15 e transmissão em direto e exclusivo na Sporttv.

FC Porto e Benfica, separados no topo por apenas um ponto, partem assim para esta 23.ª jornada com o peso das costas de ganhar, ou pelo menos não perder. Numa altura que faltam oito jornadas para o final do campeonato, o Braga, que não tem também uma deslocação fácil no sábado, no terreno do Feirense, torna este campeonato dos mais renhidos alguma vez vistos por cá. Muito futebol de qualidade, é o que se espera esta sexta-feira.

Em destaque

Subir