Nas Notícias

IPO do Porto apresenta tempo médio de espera de 1,1 meses

ipo_porto_1Instituto de Oncologia do Porto tem um tempo médio de espera para cirurgia de 1,1 meses, segundo adianta o presidente da instituição, Laranja Pontes. O tempo máximo para as cirurgias plásticas e reconstrutivas não ultrapassa os 7,2 meses, muito abaixo das práticas recentes, que atingiam os 40 meses.

O tempo médio de espera relativo a outras cirurgias cifra-se “entre 16 e 17 dias, no caso de tumores endócrinos ou digestivos, e dois meses e meio, na neurocirurgia”, segundo informações divulgadas pela Lusa. Quanto às listas para consultas externas de especialidade, a espera máxima varia entre cinco dias nos casos de ortopedia e 652 dias na genética médica.

Quanto aos tratamentos de radioterapia, fazem-se num período até 48 horas, em situações de emergência, e com tempo médio de espera entre 15 dias e três meses, noutras circunstâncias. A partir de jhaneiro, as listas de espera vão estar disponíveis no site oficial do IPO.

O presidente do IPO-Porto, Laranja Pontes, realça que “sendo o tratamento multidisciplinar e sequencial, os tempos de espera podem não refletir atrasos, mas, pelo contrário, adequação dos timings ao plano de tratamento”.

“Privilegiamos a transparência da atuação do instituto, bem como a prestação de correta informação aos doentes, pelo que as listas dos tempos máximos de espera de consulta, cirurgia, radioterapia e quimioterapia (adultos e pediatria), serão publicadas no nosso site e atualizadas mensalmente”, disse ainda, à agência Lusa.

Em destaque

Subir