Insólito

Coimbra tem um bode que dá leite como uma cabra

bodeÉ macho, bode, mas tem duas tetas e dá leite como uma cabra. Vive nos arredores de Coimbra e teve de ser amarrado, porque corre atrás das cabras. O seu dono, Amândio Inácio, é alvo da língua afiada dos conterrâneos, que lhe perguntam se já tirou leite ao bode… Vila Pouca do Campo nunca vira nada assim…

“Tirar o leite ao bode” é piada maliciosa, com mau gosto, até. No entanto, em Coimbra, pode ser a mais pura das realidades, porque existe um bode que dá leite como a mais generosa das cabras…

O caso insólito foi descoberto pelo seu dono, Amândio Inácio, proprietário de mais de cem ovelhas e 11 cabras, que decidiu juntar um exemplar muito macho à enorme equipa de pastorícia, em terrenos de Vila Pouca do Campo.

Escolheu a raça alpina, que tem fama de dar leite – apenas em exemplares fêmeas. Mas essa fama foi transportada para este bode, que transborda leite… Amândio Inácio descobriu a particularidade do seu bode num dia em que se sentiu acariciado.

O animal, com 3 anos de vida, aproximou-se de Inácio, numa altura em que o homem (pastor nos tempos livres e profissional num armazém) procedia à ordenha das cabras. Como que a pedir que lhe fizesse o mesmo, o bode colocou a cabeça nos ombros do seu dono.

Foi então que Amândio Inácio descobriu que, ao lado de másculos testículos, coexistiam duas tetas, uma maior do que a outra, porque contém leite – particularidade que obriga a que o animal manque…

Para evitar esse mal e facilitar a mobilidade do bode, o leite é retirado de tempos em tempos. E assim o macho leiteiro caminha, livremente. Caminharia. Não caminha, porque Amândio Inácio teve de o fechar em quatro cercas, para evitar que o bode se abeire das cabras. O pastor quis dar liberdade, mas viu-se obrigado à sentença contrária, porque o bode dá leite mas é muito macho e não lhe escapa uma cabra…

A história ficará contada com todas as letras no dia em que o leite for provado. Até ao momento, o pastor não testou o produto e limita-se a observar as caraterísticas do líquido branco. Todos os dias, Amândio tira o leite ao bode… Não é piada maliciosa…

Em destaque

Subir