Tecnologia

Internet: Yahoo com mais visitantes que Google em dezembro de 2013

yahoo 2yahoo 600Gigante norte-americana ganha terreno à rival muito por causa dos investimentos ‘loucos’ que tem feito nos últimos. A nível de visitantes únicos, Facebook surge apenas na quarta posição.

A ComScore, conceituada empresa de medição de sites, revela esta quarta-feira a lista dos mais visitados em dezembro de 2013.

Pode parecer mentira mas a Yahoo, o portal dado como morto por muitos há anos, lidera a tabela. Os sites da empresa norte-americana foram visitados por 195,1 milhões de utilizadores.

A Google fica desta vez no segundo lugar, com 192,3 milhões de visitantes únicos.

Seguem-se Microsoft (175,2 milhões) e Facebook, a maior rede social do mundo, com 140,8 milhões de visitantes únicos.

De referir que esta lista engloba apenas o tráfego feito através do computador, ou seja, não surgem neste caso as contas do acesso móvel, sobretudo por smartphones, cada vez mais os preferidos para o acesso a serviços e conteúdos online.

A Yahoo tem feito um esforço enorme nos últimos dois anos para voltar a competir com os gigantes, sobretudo com a Google.

Em abril de 2012, e depois de alguns anos numa linha descendente, mais de dois mil funcionários foram despedidos.

Em julho de 2012 é contratada para CEO Marissa Mayer, antiga funcionária da Google, e as coisas começaram a mudar, para melhor.

A nova executiva começou por proibir que os funcionários trabalhassem em casa, na maioria das vezes fora de horas. Mimou-os ainda com smartphones novos, totalmente à escolha. Depois foi tempo de partir para o investimento.

Além de uma série de pequenas empresas e aplicações móveis, a grande jogada ocorreu em maio de 2013, quando a Yahoo anunciou a compra do Tumblr, uma das plataformas de blogues mais conhecidas e utilizadas do planeta. O dinheiro não foi pelos vistos problema, o negócio custou à Yahoo qualquer coisa como 1,1 mil milhões de dólares.

Os tempos melhoraram mas nem por isso Marissa Mayer deixou de continuar a arrumar a casa. Na semana passada, Henrique de Castro, COO da Yahoo e número dois da empresa, foi ‘dispensado’ pela gestora. Estima-se que o gestor português abandone a companhia norte-americana a troco de 30 milhões de euros, entre indemnização e ações que detinha na Yahoo.

Em destaque

Subir