Tecnologia

Internet vai levar Hollywood à falência, defende criador da Wikipédia

jimmy_wales_1Jimmy Wales dá como exemplo a sua própria filha, que tem 11 anos e diz ser capaz de fazer um filme em alta definição. Criador da maior enciclopédia presente na Internet acredita que o problema não está na pirataria mas sim na forma como os filmes são produzidos.

Jimmy Wales, norte-americano de 45 anos que co-fundou a Wikipédia em 2001, acredita que num futuro não muito longínquo a Internet pode levar Hollywood à falência.

À margem do Global INET 2012, um encontro realizado na Suíça onde se fala sobre a rede e o seu futuro, o empresário norte-americano afirma que a qualidade que se consegue atingir hoje em dia, quer a nível de imagem quer a nível de recursos, faz com que todos possam, quase em tempo real, fazer autênticas obras de arte e disponibilizá-las em minutos na Internet.

Wales dá mesmo o exemplo da filha, Kira, com apenas 11 anos, que diz conseguir gravar um filme em alta definição, editá-lo e carregá-lo na rede para milhares de utilizadores.

Outra questão cada vez mais presente nesta indústria também foi abordada, a pirataria. Para o criador da Wikipédia, um serviço que é disponibilizado online de forma gratuita, o problema é outro, toda a produção dos filmes na conhecida cidade do cinema em Los Angeles.

O norte-americano diz que tudo isto faz parte de um processo que não pode ser evitado devido ao enorme crescimento da Internet a cada dia que passa.

Para abordar ainda a questão de como os tempos correm, Jimmy Wales deu também o exemplo da Enciclopédia Britânica, que deixou recentemente de ser impressa e passou a ser disponibilizada exclusivamente na Internet. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir