Tecnologia

Internet: Google Chrome encurta distância para o líder Internet Explorer em Portugal

Google ChromeGoogle ChromeNavegador da Google continua a ganhar vantagem ano após ano, embora esteja ainda muito longe do Internet Explorer da Microsoft, que no entanto perdeu quase um por cento de quota por mês em 2012.

A análise é do serviço Netscope da Marktest e conclui, a maioria dos portugueses continua a preferir o Internet Explorer para navegar na Internet.

O browser da Microsoft fechou 2012 com uma quota de mercado de 45,8 por cento, ficando com praticamente metade da ‘fatia’ em relação à concorrência.

Contudo, e embora seja ainda líder destacada no mercado nacional, a Microsoft Portugal não tem muitas razões para festejar, visto que, no espaço dos 12 meses de 2012, o IE perdeu 11 por cento face aos navegadores concorrentes.

Com mais ânimo estarão os responsáveis da Google que, pelo menos em Portugal, continuam a ganhar terreno. O Chrome fechou o ano com uma quota de 32,6, o que representa atualmente uma quota de 28,1 por cento.

No terceiro lugar ficou o Firefox da Mozilla, neste momento com uma quota nacional de 17,7 por cento. Segue-se o Safaria da Apple, com 5,7 por cento, e o Opera, com apenas 0,9 por cento.

Estes dados foram analisados pelo Netscope da Marktest, que rastreia os principais sites nacionais, verificando, entre outros dados, a partir de que browser o utilizador acede a determinada página.

A todo, o serviço contabilizou cerca de 17,5 mil milhões de páginas vistas pelos utilizadores portugueses.

Em destaque

Subir