Mundo

Instabilidade política na Grécia: Pasok aguarda decisão dos restantes partidos

antonis_samarasO líder do partido vencedor nas eleições legislativas da Grécia, Antonis Samaras, reuniu-se hoje com os restantes partidos gregos, na tentativa de formar um novo governo, para acabar com a instabilidade política. Gregos Independentes e Syriza colocam-se de fora da lista de possíveis coligações.

A possível entrada do Pasok no governo ficou em banho maria, depois de Samaras ter reunido com o líder socialista, Envagelos Venizelos, que diz que o governo deverá ter uma representatividade mais ampla, incluindo mais partidos políticos.

“O país precisa de um governo de imediato”, frisou Venizelos, citado pela Reuters, afirmando a importância de um acordo rápido nestas negociações, que não devem prolongar-se no tempo. Venizelos irá agora aguardar pela reunião liderada pelo Presidente Karolos Papoulias.

Já o partido Gregos Independentes pretende a constituição de uma coligação, mostrando o seu descontentamento e rejeição no que toca ao assunto troika.

O Syriza também já havia anunciado que se recusaria a participar do governo, caso o Nova Democracia vencesse, colocando-se de imediato na oposição.

Entretanto, atenta a estas negociações está Angela Merkel. A chanceler alemã pretende a o país encontre estabilidade política e quer também que a Grécia cumpra na íntegra o acordo que estabeleceu com a troika.

Em destaque

Subir