Mundo

Encontro do G20 adiado por motivos de agenda

barack-obamaO encontro que iria reunir os líderes das maiores economias do mundo, na cidade de Los Cabos, no México, na passada noite de segunda-feira, onde iria ser discutido o tema da crise do euro, foi adiado, por atrasos na agenda dos políticos.

O encontro iria decorrer após o jantar de trabalho do grupo do G20, onde estariam presentes nomes como Angela Merkel, Barack Obama, Mariano Rajoy, François Hollande, Mario Monti, David Cameron e ainda os líderes europeus, Durão Barroso e Herman Van Rumpy, segundo fontes do governo espanhol.

A Casa Branca também confirmou a suspensão da reunião dos G20, com o propósito de atrasos na agenda de Obama, havendo a possibilidade de acontecer esta terça.

Na passada segunda-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, esteve reunida com o presidente dos EUA, Barack Obama, antes do início do encontro do grupo, reunião esta a “portas fechadas”, onde Obama saiu bastante “estimulado”, segundo palavras do porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Os dois líderes “acordaram trabalhar estreitamente a fim de obter respaldo para o que é necessário fazer na Europa e no mundo para estabilizar a situação e apoiar o crescimento e o emprego”, expôs Carney aos jornalistas.

O tema da conversa resumiu-se à “importância de tomar medidas para promover a estabilidade financeira e aumentar a integração europeia”.

Nesta terça-feira ,Obama irá reunir-se com Hun Jintao, presidente chinês, a fim de debater a situação da economia da Coreia do Norte e do Irão, para promover uma série de medidas para o crescimento mundial com equilíbrio

Em destaque

Subir