Nas Notícias

Infertilidade: Pastas de dentes e sabões podem prejudicar os homens

infertilidade 210infertilidade masculinaHá vários produtos domésticos que podem contribuir para a infertilidade masculina. Um estudo conduzido na Dinamarca provou que alguns químicos, presentes em produtos domésticos como pastas de dentes e sabões, afetam a potência dos espermatozóides.

Pode a higiene comprometer a fertilidade masculina? Depende dos químicos não tóxicos, demonstrou um estudo conduzido na Dinamarca e que foi destacado pelo jornal Independent.

A investigação, liderada por Niels Skkakkebaek, do Hospital da Universidade de Copenhaga, mostrou como produtos domésticos vulgares – pastas de dentes, sabões, protetores solares… – contém químicos capazes de alterar a potência dos espermatozóides.

Os resultados salientam que um em cada três dos químicos presentes nestes produtos, não sendo tóxicos para o organismo, tem efeitos diretos sobre os homens, levando-os a libertar prematuramente enzimas que são necessárias à fertilização dos óvulos.

Os efeitos, que ocorrem mesmo quando os níveis de concentração são baixos, são agravados em certas ‘combinações’ destes químicos.

“As descobertas são claramente motivo de preocupação, uma vez que alguns destes químicos que provocam perturbações no sistema endócrino são, provavelmente, mais perigosos do que tinhamos pensado”, afirmou Niels Skkakkebaek, ressalvando que “continua a ser preciso verificar, através de outros estudos clínicos, se estes resultados podem explicar a redução da fertilidade”.

O investigador acredita que os reguladores de saúde da União Europeia poderão utilizar os resultados deste estudo quando, daqui em diante, avaliarem autorizações para comercialização dos produtos que incluam estes químicos.

Em destaque

Subir