Nas Notícias

Vídeo: Programa faz viagem de 80 anos no rosto facial em 30 segundos

face 80 anos 400 Um software criado pela Universidade de Washington permite, através de uma fotografia de uma criança, prever como será quando tiver 80 anos. O Illumination-Aware Age Progression já foi testado e, em 30 segundos, torna possível uma viagem de décadas. Ira Kemelmacher-Shlizerman revela à NBC que o programa foi testado com êxito e que pode ainda apresentar benefícios em cirurgias plásticas e reconstruções faciais.

Graças ao programa Illumination-Aware Age Progression, uma única fotografia de uma criança dá origem a uma série de imagens, que permite avançar na idade, desde o primeiro ano de vida até aos 80, mantendo a postura, a expressão e a iluminação da foto original. Deste modo, torna-se possível ver a nossa própria velhice, a partir de uma fotografia da nossa infância.

Este programa resulta da análise a milhares de imagens de pessoas, desde o tempo em que eram crianças, até às expressões de adultos. Foi analisada a expressão facial e a sua evolução, sendo encontrado o padrão de evolução, de forma a que todas as fotografias de uma criança possam gerar o mesmo padrão.

Além de nos dizer como vamos envelhecer, este programa de computador será extremamente útil em cirurgias plásticas, ou em operações de reconstrução.

Segundo a investigadora Ira Kemelmacher-Shlizerman, o resultado pode apresentar ligeiras variações, dependentemente do estilo de vida e de hábitos como o tabagismo ou o consumo de álcool. Mas os testes realizados garantem a fiabilidade do programa. Veja o vídeo:

Em destaque

Subir