Cultura

Hans Ruegi Giger, o ‘pai’ do ‘Alien’, morre aos 74 anos

giger 210gigerO artista plástico Hans Ruegi Giger morreu, ontem, aos 74 anos de idade. O autor do ‘Alien’ que protagonizou o famoso filme de Ridley Scott foi vítima de complicações graves após uma queda.

O artista Hans Ruegi Giger morreu ontem, aos 74, na sequência de complicações após uma queda.

Poucos o conhecem de nome, mas será difícil encontrar quem nunca tenha visto a sua criação maior: o ‘Alien’ da famosa saga cinematográfica homónima.

O artista plástico suíço foi o responsável pelo ser alienígena e por todo o ambiente do filme que lançou o realizador Ridley Scott e a atriz Sigourney Weaver para o estrelato.

Para criar o ‘Alien’, em parceria com Carlo Rambbaldi (que fez o ‘ET’ do filme de Spielberg), que lhe valeu o Óscar de efeitos especiais em 1980, Hans Ruegi Giger inspirou-se em Necronomicon, uma antologia de seres híbridos fictícia criada por H. P. Lovecraft.

O realizador, Ridley Scott, gostou tanto do ser alienígena que encarregou o artista surrealista de imaginar vários elementos constantes no filme.

Hans Ruegi Giger, nascido em 1940, chegou à pintura depois de formado (em Zurique) em arquitetura e design industrial, apesar do pai o ter pressionado a seguir… farmácia.

Para além de Lovecraft, ‘bebeu’ inspiração de Sergius Golowin (escritor de contos e fábulas) e de Salvador Dalí, tendo sido amigo de ambos.

“Eu pinto aquilo de que tenho medo”, confessou, numa entrevista em 2000, referindo-se a um distúrbio do sono que o levou a pintar como forma de libertação.

Em destaque

Subir