Economia

INE: Mais de um milhão de pessoas sem emprego em Portugal

empregoInstituto Nacional de Estatística (INE) indica que Portugal tem mais de um milhão de pessoas sem emprego. O número de desempregados aumentou no último trimestre de 2011 e a taxa de desemprego cifra-se nos 14 por cento. No entanto, esta estatística não abrange as pessoas que não estão inscritas nos centros de emprego, mas que tentam regressar ao mercado de trabalho. Taxa real supera os 20 por cento.

A taxa de desemprego aumentou no último trimestre de 2011, atingindo os 17,5 por cento, o que corresponde a cerca de 770 mil pessoas. No entanto, de fora das estatísticas estão pessoas sem emprego, que necessitam de encontrar trabalho, mas que já desistiram de o fazer.

O INE estima que o número de pessoas sem emprego já supere o milhão de pessoas. Aos 770 mil desempregados que continuam a procurar trabalho de forma ativa, juntam-se 286 mil que não têm emprego, mas que estão fora das estatísticas.

Também este número está a crescer, segundo o INE, que deteta também quase 200 mil pessoas em trabalho precário. Estes valores representariam 22,6 por cento de desempregados reais ou subempregados em Portugal.

O último trimestre de 2011 foi especialmente negativo para o Algarve, onde se verifica a criação de postos de trabalho com o chamado ‘emprego sazonal’ de verão. No último trimestre do ano passado, o desemprego nesta região atingiu os 17,5 por cento.

Outras estatísticas do INE explicam as causas do aumento do desemprego e as parcas perspetivas de criação de emprego, nos próximos tempos. A economia regrediu 1,5 por cento no ano de 2011. Numa análise à última década, Portugal enfrenta o terceiro ano de recessão.

Em destaque

Subir