Nas Notícias

Incêndio de Sever do Vouga ateado por homem que queria limpar um terreno

incendio albergaria A Judiciária deteve um homem de 60 anos, residente em Sever do Vouga, por suspeita de ter ateado o primeiro grande incêndio deste ano, que atingiu três concelhos. As autoridades acreditam que o suspeito terá tentado limpar, com fogo, um terreno de onde tinha vendido a madeira.

A Polícia Judiciária de Aveiro deteve hoje o presumível autor do primeiro grande incêndio deste ano, que queimou mais de mil hectares de floresta nos concelhos de Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Águeda.

Em comunicado, a PJ revelou que o homem, de 60 anos e sem profissão, terá ateado fogo a um terreno depois de ter vendido a madeira, não prestando cuidado ao facto do referido terreno ser confinante com uma mancha florestal contínua.

“O fogo, que rapidamente se propagou aos concelhos de Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Águeda, consumiu durante a passada quinta-feira mais de mil hectares de floresta, colocou em perigo inúmeras casas que os bombeiros só a muito custo conseguiram proteger, chegando a estar uma aldeia completamente cercada pelas chamas, o mesmo acontecendo com um grupo de bombeiros aquando do combate”, recordou a PJ.

Apesar de extinto, o fogo reacendeu no sábado, devido às condições climatéricas, ameaçando várias aldeias e consumindo mais umas centenas de hectares de floresta.

Ainda segundo a nota da PJ, que criticou a “forma temerária” como o suspeito ateou fogo a um terreno com o propósito de o limpar, o homem foi hoje presente ao juiz de instrução, na comarca de Aveiro.

Foi libertado, embora sujeito a termo de identidade e residência, enquanto aguarda julgamento.

Em destaque

Subir