Desporto

IFFHS: José Mourinho considerado o terceiro melhor treinador do século XXI

jose_mourinhoLista é divulgada hoje pela Federação Internacional da História e Estatística do Futebol (IFFHS). No primeiro lugar um escocês, Alex Ferguson, do Manchester United, seguido de Arsène Wenger, outro treinador a orientar em Inglaterra.

José Mourinho foi considerado hoje o terceiro melhor treinador do século XXI. O técnico português apenas é superado por Alex Ferguson (Manchester United) e Arsène Wenger (Arsenal). Mais treinadores portugueses, só depois dos primeiros 60. André Villas-Boas, com apenas dois anos de carreira como técnico principal, aparece melhor classificado que Fernando Santos e Domingos Paciência.

Veja aqui a lista IFFHS:

1º- Alex Ferguson (Escócia): 166 pontos;
2º- Arsène Wenger (França): 165;
3º- José Mourinho (Portugal): 154;
4º- Fabio Capello (Itália): 135;
5º- Guus Hidding (Holanda): 112;
6º- Carlo Ancelotti (Itália): 108;
7º- Del Bosque (Espanha): 104;
8º- Marcelo Bielsa (Argentina): 101;
9º- Scolari (Brasil): 101;
10º- Rafa Benitez (Espanha): 97

63º- Manuel José (Portugal): 20;
76º- André Villas-Boas (Portugal): 17;
99º- Domingos Paciência (Portugal): 12;
99º- António Oliveira (Portugal): 12;
145º- Fernando Santos (Portugal): 6.

José Mourinho começou precisamente a sua carreira de treinador principal no primeiro ano do século XXI, em 2000, quando orientou o Benfica. Com a mudança de direção, o treinador natural de Setúbal saiu da Luz e aceitou o desafio da União de Leiria.

Em 2002 substitui Octávio Machado nas Antas e aqui começa uma caminhada impressionante ao serviço dos dragões. É bicampeão nacional nas épocas 2002/2003, 2003/2004 e ganha uma Taça de Portugal. Na primeira temporada conquista ainda a Taça UEFA ao bater o Celtic na final frenética de Sevilla. No ano seguinte eleva ainda mais o nome do FC Porto e de Portugal, ao vencer a Liga dos Campeões, batendo por uns claros 3-0 o Mónaco na final. Mas Mourinho estava só no início.

Em 2004, Abramovich acena-lhe com os milhões do Chelsea e o ‘Special One’ muda-se para Stamford Bridge. Em quatro temporadas vence duas Ligas Inglesas, uma Taça de Inglaterra e uma Supertaça.

Vai em 2008 para o Inter de Milão, onde além de dois campeonatos italianos, uma taça de Itália e uma Supertaça, ergue novamente a Liga dos Campeões, batendo na final o Bayern de Munique com dois golos de Diego Milito.

Florentino Perez consegue depois contratá-lo para o Real Madrid em 2010. Vence a Taça do Rei ao Barcelona mas acaba por ficar em segundo lugar no campeonato. Na sua segunda época, a atual, José Mourinho lidera a Liga Espanhola com os merengues, com mais sete pontos que o rival da Catalunha.

Em destaque

Subir