Nas Notícias

Perspetivas pessimistas aumentam o tempo de vida dos idosos e melhoram a sua saúde

Os idosos mais otimistas não são tão cuidadosos e ‘optam’ por basear-se na crença de que os problemas de saúde se saram com uma visão positiva. Por outro lado, esse sentimento de otimismo fá-los desvalorizar as altas probabilidades de enfrentarem doenças.

“Ser mais pessimista quanto ao futuro leva os idosos a ter mais cuidado com a saúde. Logo, são mais prudentes”, explica o investigador Frieder Lang, da Universidade de Nuremberga, responsável pelo instituto de psicologia gerontológica.

Para a realização deste estudo, os investigadores colocaram questões aos idosos, avaliando as suas expetativas sobre os cinco anos que se seguiriam. Os que mostraram mais pessimismo foram os que viveram mais tempo e apresentaram mais saúde.

No entanto, este estudo não pretende fazer a apologia do negativismo. O resultado da pesquisa deve, isso sim, levar os idosos mais otimistas a adotarem comportamentos preventivos mais rigorosos, para evitar problemas de saúde que, por culpa de um olhar positivo, não são combatidos em devido tempo.

Esta não é a primeira vez que estudos desmontam teses socialmente aceites como válidas e incontestáveis. Recentemente, descobriu-se que os cérebros mais eficazes são os das pessoas mais distraídas. Consulte aqui esse estudo.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir