Nas Notícias

Perspetivas pessimistas aumentam o tempo de vida dos idosos e melhoram a sua saúde

idosos1Perspetivas pessimistas aumentam o tempo de vida dos idosos e melhoram a sua saúde, de acordo com um estudo alemão, que avaliou mais de 30 mil pessoas ao longo de anos. A razão prende-se com os cuidados que os pessimistas têm, em contraponto com uma atitude mais desleixada dos idosos otimistas.

Um estudo alemão vem contrariar as teorias mais lógicas, no que diz respeito a uma relação entre uma visão positiva da vida e a longevidade dos idosos, bem como a sua saúde. É unanimemente aceite que o otimismo traz benefícios para a saúde e, desse ponto de vista, aumenta a esperança de vida. Mas esta pesquisa contraria, por absoluto, esta tese.

“As pessoas com mais idade, que esperam um grau de satisfação limitado da sua situação no futuro, vivem mais tempo e com melhor saúde do que as que perspetivam um futuro promissor”, realça uma nota do instituto de investigação económica DIW, com sede na Alemanha, que cita a pesquisa universitária Friedrich-Alexander, de Nuremberga.

Os autores deste trabalho avaliaram um conjunto de indicadores socioeconómicos, relativos àquelas 30 mil pessoas. A razão para este aparente contrassenso encontra-se no facto de os idosos pessimistas terem mais cuidados com a sua saúde, adotando comportamentos preventivos que trazem efeitos positivos.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir